quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Dispositivo "lê" o mundo para quem é cego

Dispositivo "lê" o mundo para quem é cego


Pesquisadores desenvolveram um dispositivo capaz de "interpretar" o mundo para quem é cego. O aparelho, que se chama Horus, é composto por fones de ouvido e duas câmeras, cada uma em uma extremidade, que ditam tudo o que acontece ao redor do usuário. Na prática, isso ajuda a reconhecer rostos, objetos e até ler livros e placas de trânsito.
O produto conta com GPU Nvidia Tegra e um algoritmo de aprendizagem profunda, que ajuda o sistema a ficar mais inteligente e descrever com detalhes a cena. Segundo a desenvolvedora, os fones usam a condução óssea para enviar as informações ao usuário, permitindo que ele ouça o mundo ao seu redor enquanto recebe os dados.
The headband part of Horus contains two cameras at one end, and a pair of bone...
O Horus pode criar uma lista de contatos, com base no rosto digitalizado das pessoas. Assim, quando cruzar com alguém, o usuário recebe uma notificação. A mesma tecnologia pode ser usada com objetos e fotografias, já que o sistema funciona com imagens em duas dimensões. O dispositivo consegue ainda ler placas, textos e livros completos.
Horus is made up of two main components, a headband section and a processor
Há, por fim, um modo de navegação, que indica a distância de objtedos na frente do usuário. Ao se deparar com um obstáculo em movimento (um carro vindo em sua direção), o usuário recebe um alerta sonoro no ouvido mais próximo do obstáculo.
O Horus está em fase de testes e a empresa afirma que pretende iniciar um programa beta mais amplo no ano que vem. A previsão de chegada do aparelho, que custa US$ 2 mil, é de dezembro de 2017.

Via NewAtlas

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.