quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Em breve, poderemos ter telas embutidas nas nossas roupas

Em breve, poderemos ter telas embutidas nas nossas roupas
 
Por Redação | em 23.11.2016 às 19h19 
 
 oled tecido
 
As fabricantes de produtos tecnológicos estão planejando novos jeitos de criar wearables de pulso que possam, ao mesmo tempo, ser diferentes, úteis e chamar a atenção do público. Mas o grande problema, no momento, é o tamanho do painel, que precisa ser pequeno o bastante para caber na largura do punho, e grande o bastante para agregar todas as informações necessárias sem rodeios. 
Agora, uma nova ideia surge entre os profissionais do ramo: e se uma tela OLED pudesse ser embutida em tecido, sendo flexível o bastante para usar no braço ou na cintura e com um tamanho ideal que permita navegação e exibição de informações? 
Partindo desse princípio, uma equipe de pesquisadores de uma empresa sul-coreana, aliada a um grupo de cientistas da universidade KAIST, também do mesmo país, está desenvolvendo um novo tipo de tela OLED sobre tecido. 
Se as pesquisas se desenvolverem rapidamente, significa que em pouco tempo veremos por aí displays de verdade embutidos nas fibras do tecido de roupas e acessórios, como jaquetas e braceletes de tecido, ou até mesmo cintos e camisetas. 
Para chegar nesse objetivo, a equipe teve que sintetizar um tipo de tecido que não fosse áspero e nem se alargasse demais quando aquecido. Os pesquisadores criaram um tipo especial e liso de pano, que se parece muito mais com uma placa de vidro do que com um retalho propriamente dito. Depois, tiveram que transformá-lo em um tipo de tela. Foi assim que, por um processo de deposição térmica, conseguiram fazer com que diodos orgânicos (OLEDs) se formassem neste substrato. 
Até o momento, tudo está em fase de testes em laboratório. A tecnologia, claro, não está pronta para uso, mas pelo visto, em pouco tempo, teremos novidades. 
 
Via PhoneArena

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.