quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Entrevista: Conheça a pesquisa sobre o avanço da agropecuária sustentável no país

Entrevista: Conheça a pesquisa sobre o avanço da agropecuária sustentável no país

16/11/2016 - 18h30 Brasília 
Apresentação Marcelo Ferreira

Uma pesquisa sobre a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), realizada com acompanhamento técnico da Embrapa Meio Ambiente (SP), mostrou grande adesão do setor agropecuário ao uso desse sistema.

Entre os pecuaristas, apenas nos últimos cinco anos, o aumento foi de 10%.; já com os produtores de grãos, o crescimento tem sido de 1% a cada cinco anos.

Nesta entrevista ao programa Brasil Rural, das Rádios Nacional AM, Rádio Nacional da Amazônia, e Rádio Nacional do Alto Solimões,  o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e integrante da Rede de Fomento ILPF, Ladislau Skorupa,  diz que  os estados que se destacam em área de adoção do método são Mato Grosso do Sul, com 2 milhões de hectares; Mato Grosso, com 1,5 milhão de hectares; Rio Grande do Sul, com 1,4 milhão de hectares; Minas Gerais, com 1 milhão de hectares; e Santa Catarina, com 680 mil hectares.

Entre os produtores cujo foco predominante é a pecuária, os principais fatores motivadores da adoção do sistema foram a redução de impactos ambientais, entendida como uma preocupação de adequar, ambientalmente, a atividade diante das pressões da sociedade e dos mercados, e o interesse dos pecuaristas na recuperação das pastagens. Já para os produtores de grãos, a motivação é o aumento da produtividade.


O avanço significa o incremento da capacidade adaptativa dos sistemas produtivos diante dos desafios impostos pela mudança do clima, além de potencializar ganhos biológicos e econômicos decorrentes do aumento da eficiência dos sistemas produtivos.

Todo este esforço contribui para o cumprimento das metas assumidas de forma voluntária pelo Brasil perante a Organização das Nações Unidas (ONU) na COP-15, e revisadas em Paris na COP-21.

Com informações das Rádios EBC

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.