sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Futuro da educação aponta para inteligência artificial, diz Steve Wozniak

Futuro da educação aponta para inteligência artificial, diz Steve Wozniak

EFEMontevidéu
Em um encontro com vários veículos de imprensa antes de seu discurso no encerramento do evento, Wozniak também ressaltou que o ensino é sua outra paixão além da computação.
Ele explicou que antes de trabalhar 8 anos como professor pensava que os computadores mudariam o sistema educacional, mas que como não aconteceu essa "revolução tecnológica" nas salas de aula, agora considera que o caminho a ser seguido tem como destino a inteligência artificial e a realidade virtual.
"Pensei que o computador seria uma ferramenta que motivaria os jovens e permitiria a eles desfrutar do ensino e os afastaria de abandonar os estudos antes do tempo", declarou.
"Realmente esperava que os computadores permitiriam às pessoas pensar e solucionar problemas melhor do que nunca. Mas isso realmente não ocorreu. O sistema educacional não mudou com os computadores, mas simplesmente se adaptou a eles", acrescentou.
Neste sentido, Wozniak explicou que se "um computador ou um robô fosse como um ser humano e conhecesse tudo o que gostamos, todos os estudantes poderiam ter um professor que lhes dirigisse, desde muito jovens, rumo ao que gostam e no que realmente poderiam ser bons".
Este conceito individualizado da educação graças à tecnologia que Wozniak sugeriu corresponde também com a solução para o maior problema, segundo sua opinião, das escolas de hoje, que é a massificação das salas de aula.
"O tamanho das aulas é o mais importante. Um estudante nunca erra com um professor que é bom e que se importa com o que faz. Trinta alunos em uma aula são simplesmente muitos, e isso permite distrações", afirmou.
Mesmo assim, o fundador da Apple afirmou que, para que se permita esta transformação, é preciso combater e mudar concepções sociais com as quais se trabalha nas escolas hoje em dia.
Wozniak também falou sobre o conflito entre gerações que muitas vezes a tecnologia cria entre jovens e adultos, e como muitas vezes os segundos acreditam que os primeiros "perdem seu tempo" com ela.
"Alguns provavelmente perdem tempo com videogames, mas outros simplesmente podem ver estimulada sua criatividade através dos mesmos", argumentou. EFE

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.