quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Realidade virtual pode aumentar sua produtividade no trabalho

Realidade virtual pode aumentar sua produtividade no trabalho

Por Seth Porges.
Se você estiver disposto a usar um headset e fones de ouvido, a realidade virtual pode fazer com que você mergulhe em outro mundo. Esse teletransporte é ótimo para jogar videogames, mas também me fez pensar: será que os efeitos dos redutores de distração da RV podem transportar um trabalhador comum de um escritório sem divisórias para longe de colegas conversadores e talvez contribuir para a concentração e a produtividade no processo?
Após experimentar diversos aplicativos de software que levam o computador para a realidade virtual e conversar com os primeiros usuários que passaram meses trabalhando nesses ambientes, tenho certeza de que a RV pode aumentar a produtividade pelo menos de alguns trabalhadores. Pense nessa tecnologia como uma tela enorme que envolve sua cabeça e proporciona a maior configuração de múltiplos monitores do mundo.
“Eu trabalho em um escritório sem divisórias, com o barulho normal e lâmpadas fluorescentes, e trabalhar na RV me ajuda a me desconectar disso e focar apenas no meu trabalho, exatamente no ambiente que eu quero”, disse Jack Donovan, engenheiro de software que costuma usar um headset de RV Oculus Rift para trabalhar, em Nova York. “Tenho trabalhado assim há uns quatro meses e isso ajuda muito em tarefas como codificação, em que eu preciso estar hiperconcentrado em algo e evitar distrações.”
O Virtual Desktop, o Envelop e o Bigscreen são alguns dos aplicativos mais notáveis que podem transportar seu computador para um mundo virtual. Os três programas só funcionam atualmente com Windows e necessitam de um equipamento de RV de ponta conectado ao PC, como um Oculus Rift ou HTC Vive.
O Virtual Desktop é o mais básico dos três e dá aos usuários uma tradução em RV dos elementos essenciais do computador. Basicamente, ele parece um ambiente de trabalho envolvente que é muito maior do que qualquer monitor disponível no mercado. Por ser o aplicativo de RV para computador mais simples, o Virtual Desktop é ideal para quem quer a experiência de uma tela grande sem uma curva de aprendizagem excessiva.
O Envelop aproveita melhor os recursos de RV porque possibilita que os usuários posicionem aplicativos em um espaço tridimensional. “Se você pensar no monitor do computador como uma janela para um mundo virtual, usar o Envelop é como estar do outro lado dessa janela”, disse Donovan. “Você pode realmente ‘tocar’, mover e manipular seus aplicativos” sem a barreira de um monitor, acrescentou ele.
O Bigscreen foi elaborado para um trabalho mais colaborativo. O programa cria um ambiente virtual compartilhado (completo, inclusive com sofás virtuais), onde outros usuários em lugares remotos podem entrar e compartilhar uma tela. “Eu gosto porque ele deixa você escolher um ambiente que ajuda a criar o clima de acordo com o que você está trabalhando”, disse Donovan. “Então você pode optar por trabalhar sentado em um terraço ou em uma praia ou em uma mansão vitoriana com uma lareira.”

Fonte: Bloomberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.