quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Desmatamento na Amazônia cresce 29% em um ano

Desmatamento na Amazônia cresce 29% em um ano

Taxa de remoção por corte raso foi de quase oito mil quilômetros quadrados

Desmatamento no Mato Grosso
Desmatamento no Mato Grosso Ibama/Divulgação

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estima que o desmatamento na Amazônia teve crescimento de 29% em 2016. A taxa de remoção por corte raso, quando há a remoção de toda a vegetação de uma área, foi de quase oito mil quilômetros quadrados entre agosto do ano passado e julho deste ano. O número é alto, visto que o país não atingia a marca de 7 mil quilômetros quadrados desmatados desde 2010.

A maior taxa de desmatamento da Amazônia Legal foi no Pará, mais de 3 mil quilômetros quadrados. Mas o Amazonas foi o estado com maior aumento de devastação: 54% superior ao período 2014-2015.

Mato Grosso continua ocupando o segundo lugar na lista, apesar de ter registrado queda nas taxas, junto com o Acre.

Organizações não governamentais lamentaram os resultados. Para o Greenpeace, por exemplo, a perda de controle ilustra a falta de ambição do governo em lidar com o desafio de cessar a perda de florestas.

Já o Instituto Socioambiental ressaltou que a divulgação do novo dado coloca na berlinda a capacidade do Brasil de cumprir seus compromissos de zerar as derrubadas ilegais no País, até o ano de 2030.
 

Jornal da Amazônia

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira (1º): Tribunal de Contas em Roraima impede redução de salários do primeiro escalão do estado; corte em linha de transmissão deixa quatro municípios do Amazonas sem energia, no mesmo dia em que a tarifa foi reajustada em mais de 20%.

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.


Ouça a reportagem clicando aqui


Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.