quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Pesquisadores se inspiram na natureza para criar robô que consegue saltar

Pesquisadores se inspiram na natureza para criar robô que consegue saltar

Da Redação
08/12/2016 - 15h30
 
Robô batizado de Salto poderia ser usado para missões de busca e resgate no futuro
Pesquisadores desenvolveram um robô que consegue dar saltos olímpicos.
Batizado de Salto, o robôzinho consegue saltar a uma altura superior a um metro. Segundo seus criadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, o Salto (sigla em inglês para Saltatorial Locomotion on Terrain Obstacles) foi modelado para se parecer com um gálago, primata noturno, que é um dos exemplos do reino animal que consegue pular mais alto, conseguindo em um único salto atingir a altura de 2,25 metros. 
Saltatorial é um termo usado por biólogos para referenciar a animais, particularmente insetos, que contam com membros “especiais” para saltar. 
O robô conta apenas com 26 centímetros de altura e pesa 100 gramas. Da mesma forma que o gálago, o Salto armazena energia em suas pernas na forma de tendões que se esticam. O resultado é que o robô conseguiu bater o recorde de salto vertical mais alto no mundo da robótica: saltos de 1,75 m por segundo.
A expectativa, de acordo com os pesquisadores, é que o Salto seja capaz de escolher, de forma autônoma, a velocidade e distância para os saltos enquanto navega por terrenos acidentados. Uma espécie de robô habilitado para fazer parkour, cujas habilidades poderiam ser úteis, eventualmente, para missões de busca e resgate.


Fonte: IDGNow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.