As peças do seu carro um dia poderão ser feitas com uma impressora 3D

As peças do seu carro um dia poderão ser feitas com uma impressora 3D

PC World / EUA
18 de janeiro de 2017 - 18h19
 
Nova impressora de metal criada por pequena empresa dos EUA pode revolucionar o mercado.
Uma pequena empresa familiar criou uma impressora de metal que pode transformar os processos de manufatura.
Chamada de MK1, a impressora de metal funciona ao derreter alumínio em uma forma fundida, e então usar um campo magnético para retirar as gotinhas da substância para um prato em movimento, que se move em torno para criar o formato 3D desejado. Esse processo é diferente de outras impressoras de metal, que colocam um camada de metal em pó e a derretem com um laser ou estrutura elétrica, um processo chamado de “powder bed fusion”. Neste processo, existe a chance de que algumas partículas do pó não sejam derretidas, criando assim pontos fracos.
Segundo o cofundador e CTO da Vader Systems, Zack Vader, a ideia para criar a impressora de metal surgiu após ter dificuldades para encontrar uma empresa que fosse capaz de imprimir um gerador de microturbina de que precisava para um projeto. Então, com a ajuda do seu pai, Scott, e da Universidade de Buffalo, ele decidiu criar a sua própria impressora.
Em seu site, a Vader Systems alega que a MK1 é duas vezes mais rápida em comparação com outras impressoras de metal e que pode operar com 90% do custo. A máquina já atraiu um pouco de atenção, com uma fabricante de peças automotivas mostrando interesse em eventualmente comprar pelo menos 50 unidades da impressora, segura a Universidade de Buffalo.
No futuro, a MK1 também poderia ser usada para imprimir aparelhos cirúrgicos customizados para hospitais, assim como uma variedade de peças complexas.
“Neste momento, posso ver que ela (a impressora) pode complementar a impressão tradicional de metal, mas depois, talvez daqui a 10 anos, ela poderá dominar o mercado de impressão de metal porque consegue imprimir com uma qualidade melhor, além de ser mais rápida e barata”, destaca o professor assistente da Universidade de Buffalo e especialista em impressão 3D, Chi Zhou.
Atualmente, a empresa está desenvolvendo um novo modelo da sua impressora de metal, chamada de MK2. Ela terá 10 cabeças de impressão e conseguirá produzir peças 30 vezes mais rápido do que o modelo original - a nova MK2 deve ser lançada em 2018.

Fonte: IDGNow!

Comentários