- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Ficou curioso? Pesquisa do Yahoo! revela hábitos interessantes de usuários no smartphone
O Yahoo! apresentou estudo “State Of Mobile” sobre o uso de smartphones e novas tendências tecnológicasPor
José Adorno
Publicado em
Em evento para jornalistas em São Paulo, o Yahoo! apresentou os resultados de um estudo sobre o futuro dos aparelhos móveis. O trabalho foi concluído pela Flurry, empresa de análises adquirida em 2014 pelo próprio buscador. Apresentada em primeira mão aos brasileiros, a pesquisa “State Of Mobile 2016″ (Estado dos Aparelhos Móveis
2016, em tradução livre) mostra como a tecnologia mudou nossos hábitos,
trouxe novos desafios e oportunidades para os consumidores e
desenvolvedores de apps.
O diretor geral do Yahoo! Brasil, André Izay, comentou no início da apresentação sobre a mudança interna que a empresa vem fazendo nos últimos três anos para se reposicionar no mercado, focando em novas plataformas e tecnologias. Nestes esforços, estão a compra de negócios como a Flurry, BrightRoll e o próprio Tumblr.
Além de Izay, Chris Klotzbach, diretor do Flurry, e James Kelm, diretor sênior de produtos do Flurry, também falaram sobre o estudo que mostra as tendências do mercado mobile. Em uma análise ano a ano, a equipe fica de olho nos aplicativos disponíveis na App Store (iOS) e Play Store (Android) e trabalha em parceria com alguns deles, como o Snapchat, Angry Birds, Hulu e Skype, para entender como as pessoas usam a internet.
Segundo a pesquisa, há mais de um bilhão de usuários globais,
que registram 165 bilhões de atividades diárias. Dentre elas, nos
Estados Unidos, foi descoberto que as pessoas passam em média cinco horas em frente ao smartphone. Sendo 32% do tempo em redes sociais e mensagens
e 18% consumindo música, vídeos no YouTube e outros apps de
entretenimento. Inclusive, 85% da navegação na internet é feita por meio
de aplicativos
“2015 foi o ano do emoji, 2016 foi o ano das redes sociais e da ‘pausa'”, disse Chris Klotzbach
O futuro dos smartphones está na Inteligência Artificial, segundo estudo da Flurry
Neste ano, faz 10 anos que a Apple lançou o primeiro iPhone,
o que marca basicamente o primeiro smartphone com navegação fácil à
internet, tela multitoque, etc. De 2007 para cá, o mercado de celulares
inteligentes cresceu absurdamente e se desenvolveu com muita rapidez,
até 2014.
Nesses últimos dois anos, começamos a ver menos novidades e a consolidação de um mercado de smartphones com telas médias, phablets e com sistema operacional Android.
Chris Klotzbach acredita que depois da pausa e falta de inovação em 2016 (e um grande boom de Pokémon Go), 2017 será o começo do mobile 2.0, ou seja, a partir de agora, as fabricantes apostarão em realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial para conectar os diversos aparelhos. As assistentes pessoais como a Siri, Alexa e Cortana
devem se integrar mais a outros produtos e aplicativos, o que fará com
que o mercado cresça ainda mais; é “o melhor momento para inovar, não
apenas para o mercado de aplicativos mobile, mas para os diversos outros aparelhos existentes”.
O que o estudo tem a dizer sobre o Brasil?
O estudo State of Mobile mostra
que o Brasil segue a tendência norte-americana. Dentre os dados mais
interessantes está o fato de que o brasileiro aumentou o uso de apps de compras online em mais de 100%; além de um crescimento em 70% em aplicativos de mensagens e redes sociais. No nosso mercado, há um crescimento de phablets
(de 30% para 56% dos smartphones em comparação 2015/2016) e uma
dominação Android (a Apple tinha 20% do mercado em 2015 e agora tem
13%).
Os brasileiros também mostram um
interesse maior em aplicativos de notícias e clima, enquanto os
norte-americanos não; ambos os países usam muito apps de mensagem e
redes sociais, o que acaba mostrando que esse é o meio pelo qual as
pessoas mais recebem informação.
Fonte: Showmetech
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.