Investigação conclui que carro da Tesla não falhou em acidente fatal
Motorista morreu em colisão nos EUA em um Model S em 2016.Foi o primeiro caso de morte em um veículo semi-autônomo.
Tesla Model S após acidente que matou o motorista, na Flórida (Foto: Divulgação/NTSB)
O departamento de transportes dos Estados Unidos (NHTSA) encerrou as investigações do acidente que matou o motorista de um Tesla Model S em maio do ano passado, no estado da Flórida. Não foi encontrada nenhuma evidência de falha no veículo.O NHTSA considerou que houve distração do motorista e que os sistemas de frenagem automática e Autopilot (condução semi-autônoma) não contribuiram para o acidente.
'Piloto automático'
Espécie de "piloto automático" nos carros da Tesla, o Autopilot permite que o veículo ande sozinho dentro de alguns limites, como de velocidade e tempo de condução.
Esse tipo de autonomia limitada não existe apenas na Tesla: está presente em carros de outras marcas vendidos inclusive no Brasil. Nenhum deles é um carro 100% autônomo: por enquanto, isso só ocorre em testes.
Por que é polêmico
O acidente com o Model S levantou discussões em todo o mundo porque foi a primeira morte em um veículo com esse tipo de tecnologia, levantando questionamentos sobre a segurança dos sistemas autônomos.
O NHTSA ressaltou que, mesmo que um carro esteja temporariamente no sistema de direção semi-autônoma, cabe ao motorista ficar atento às condições de tráfego e estar preparado para intervir em situações de emergência.
7 segundos
A investigação aponta que houve um período prolongado de distração do motorista antes do acidente, de pelo menos 7 segundos.
Além disso, 2 minutos antes da colisão, o veículo teve a velocidade de cruzeiro aumentada pelo motorista para 119 km/h, enquanto limite da via era de 104 km/h. O excesso de velocidade já tinha sido apontado em relatório preliminar.
Nas condições climáticas e da via, a investigação aponta que o motorista deveria conseguir ver o caminhão pelo menos 7 segundos antes da colisão.
O relatório ainda afirma que não houve qualquer tentativa de evitar o acidente por parte do motorista, seja acionando o freio ou retomando a direção do veículo.
Autopilot foi atualizado
Mesmo antes de as investigações terem sido concluídas, a Tesla promoveu uma série de mudanças no sistema 'Autopilot'. Elas inclusive foram elogiadas no documento do NHTSA.
Uma das maiores mudanças é a desativação do sistema caso o motorista não responda aos sinais sonoros emitidos pelo carro e indique que está a postos para assumir o controle a qualquer momento. No Twitter, o fundador da Tesla, Elon Musk, classificou o fim das investigações como "muito positivo".
O acidente
A investigação começou após o acidente que matou Joshua Brown. O Model S colidiu lateralmente com um caminhão quando estava com o Autopilot ligado.
O acidente aconteceu em uma rodovia na Flórida e os sensores do carro não perceberam que uma carreta fez uma curva para a esquerda à sua frente, em um cruzamento. O Tesla acabou entrando embaixo o caminhão e o teto foi arrancado, segundo descreveu o jornal local "The Levy Count".
O carro continuou se arrastando até sair da pista e bater em uma cerca. Brown, de 45 anos, morreu na hora. O condutor do caminhão não se machucou.
Joshua
Brown aparece sem as mãos no volante em imagem capturada de vídeo
postado pelo motorista no YouTube; ele tinha no carro uma espécie de
'piloto automático' (Foto: AP via YouTube)
Tesla Model S P85D (Foto: Divulgação)
Fonte: AutoEsporte
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