terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Acervo científico e tecnológico da Embrapa teve mais de 5 milhões de downloads em 2016

Acervo científico e tecnológico da Embrapa teve mais de 5 milhões de downloads em 2016
 
News - Latest



Documentos e publicações disponíveis nos repositórios de acesso aberto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obtiveram juntos, em 2016, mais de 5 milhões de downloads. Eles são chamados de Acesso Livre à Informação Científica (Alice) e Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e).

Atualmente, a Embrapa possui mais de 880 mil documentos indexados na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA). Desse universo, 112 mil publicações estão disponíveis nos sistemas de acesso aberto da Embrapa: nos repositórios Alice (76 mil) e Infoteca-e (36 mil). Assim, temas antes de acesso difícil, ou mais restritos aos debates acadêmicos, chegam também ao cidadão comum e se transformam em pauta para a sociedade.

Conforme a consulta realizada em 20 dezembro de 2016 ao Ranking Mundial Web de Centros de Pesquisa, elaborado pelo Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIS), o Alice ocupa, atualmente, a 420ª posição entre os repositórios científicos de acesso aberto mais visitados no mundo, em um total de 2.275 avaliados. Na América Latina, está em 17º lugar de um total de 200 repositórios classificados, e no Brasil, é o 8º mais acessado entre os 51 brasileiros classificados.

O ranking existe desde 2008 e favorece iniciativas de acesso aberto à informação, mediante a classificação de repositórios com indicadores que verificam sua presença e impacto (visibilidade e hipertexto) na web.

Acesso

De acordo com a Embrapa, o Alice é a grande vitrine da produção científica da empresa na web, pois oferece acesso gratuito a documentos como teses, dissertações e artigos publicados em periódicos científicos de diversos campos do conhecimento, entre eles os das Ciências Biológicas, Biotecnologia, Agronomia, Veterinária, Engenharia Florestal, etc., que retroalimentam a pesquisa e servem de base inicial para a geração de novos conhecimentos.

Já para profissionais que buscam informações sobre as tecnologias já desenvolvidas pela Embrapa e disponibilizadas para a agricultura, a empresa oferece acesso gratuito ao serviço Infoteca-e. Hoje, esse sistema disponibiliza 36 mil documentos para download, entre livros para a área de transferência de tecnologia, cartilhas, folders e arquivos de áudio e vídeo, destinados a produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos interessados da sociedade.

Acesse www.embrapa.br/infoteca para conhecer as publicações da Embrapa disponíveis para download, e www.wmbrapa.br/alice para ter acesso a livros e documentos científicos.

(Agência ABIPTI, com informações da Embrapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.