quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Acordo deve facilitar mobilidade de pesquisadores do Brasil e da Itália

Acordo deve facilitar mobilidade de pesquisadores do Brasil e da Itália
 



O Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Universidade de Bolonha (Unibo) estão próximos de selar acordo para aumentar a mobilidade acadêmica entre instituições de pesquisa do Brasil e da Itália. Segundo a entidade brasileira, o primeiro ato da cooperação será a abertura de uma chamada conjunta em que alunos de doutorado e pós doutorado, de todas as áreas do conhecimento, possam desenvolver pesquisas nas universidades que aderirem ao convênio. A Unibo terá a incumbência de representar outras instituições italianas de nível superior. A formalização do acordo deve ocorrer ainda este mês.
Segundo o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Carlos Roberto De Rolt, as experiências recentes de cooperação entre instituições brasileiras e italianas mostram que seria estratégico ampliar o acordo vigente entre as partes. Ele cita o exemplo do projeto Participant Brasil, que está em andamento na Udesc, e tem como objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico de uma plataforma de tecnologia da informação e comunicação (TIC) composta por um sistema de crowdsensing e big data para estudo de problemas urbanos nas cidades inteligentes.
“Tal projeto tem objetivos científicos multidisciplinares por desenvolver técnicas de coleta, armazenamento e análise de dados em ambiente cloud computing na área de engenharia e computação e estuda em ciências sociais a gestão de comunidades virtuais nas redes sociais compostas por cidadãos dispostos a participar de processos cooperativos de coleta e análise de dados. Problemas urbanos como mobilidade, população flutuante, acessibilidade, gerenciamento de eventos de emergência são exemplos de aplicações”, disse o acadêmico.
Para mais informações sobre o projeto da Udesc acesse este link.
(Agência ABIPTI, com informações do Confap)

Fonte: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.