segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Cientistas anunciam modelo do computador mais poderoso do planeta

Cientistas anunciam modelo do computador mais poderoso do planeta
E não estamos falando de pouca coisa, mas sim de um salto de 100.000 vezes em relação às velocidades de conexão atuais.


Atualmente, temos computadores bastante rápidos, resultado de um longo período de evolução. Porém, pouco mudou em mais de 8 décadas, utilizando os mesmos princípios e tecnologias. Isso pode mudar radicalmente com os computadores quânticos, que prometem um salto exponencial de desempenho em relação aos modelos atuais. E não estamos falando de pouca coisa, mas sim de um salto de 100.000 vezes em relação às velocidades de conexão atuais.
Novidades sobre os avanços na computação quântica são relativamente comuns, e agora um time internacional de cientistas anunciou seu trabalho na Science Advances, uma revista de divulgação científica. Como o projeto é de código aberto, outros cientistas podem analisá-lo e trabalhar para melhorá-lo.

Bits e Qubits

O princípio de um computador quântico é diferente do atual, que utiliza um sistema binário de ‘0s‘ e ‘1s‘. As unidade de computação aqui são os qubits, que permitem que os dados trabalhem também com ‘0s’ e ‘1s’. Só que simultaneamente. Isso permite que a comunicação de informações ocorra de forma muito mais rápida. Ainda que isso não signifique automaticamente que PCs e laptops do consumidor fiquem mais rápidos, certamente é um avanço e tanto para pesquisas em universidades em empresas. Projetos como exploração do espaço e o desenvolvimento de novos medicamentos serão altamente beneficiados pela computação quântica.
Neste momento, o time está trabalhando está trabalhando em um protótipo funcional na Universidade de Sussex, com expectativa de conclusão em 2 anos. Ou seja, teremos boas novidades nos próximos anos.


Fonte: Showmetech

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.