quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Gestores querem política para estimular empreendedorismo tecnológico

Gestores querem política para estimular empreendedorismo tecnológico
 
Últimas Notícias - Notícias



Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) defenderam nesta quinta-feira (9) a criação de um programa nacional de apoio ao empreendedorismo de base tecnológica. A ideia, apresentada no workshop promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCTIC), é articular uma série de iniciativas, hoje isoladas, no âmbito do governo federal.
"Quando nós temos a oportunidade de articulação, evitamos, em primeiro lugar, a superposição de esforços. Isso é muito importante, porque implica também em melhor eficiência na utilização dos recursos públicos. Ao integrar diversos esforços em um mesmo projeto de governo, somamos orçamento e trabalho, para estabelecer uma política efetiva de Estado", disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.
De acordo com Kassab, todo o governo federal está convencido de que a saída de uma crise econômica requer investimento em pesquisa e inovação e aposta no empreendedorismo. "O atual mandato tem menos de dois anos pela frente. É evidente que nós temos que saber priorizar, planejar e deixar um legado", comentou. “O objetivo é apresentar respostas rápidas de uma maneira bastante expressiva”, ressaltou.
Na visão do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, um programa de apoio ao empreendedorismo tecnológico deve ser construído em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – "de onde veio a ideia original para que o MCTIC se movimentasse". "Precisamos estar abertos a novas ideias e, sobretudo, para a realidade de que o Brasil tem que melhorar no aspecto de desenvolvimento tecnológico e inovação, com mudanças profundas, estruturais", apontou.
Prata avalia que o Brasil precisa dar mais ênfase à formação de seus empreendedores. "Temos que encontrar e estimular pessoas que gerem negócios rentáveis a partir de ideias inovadoras e, com isso, estabelecer uma cultura diferente da que está aí, ao nos apoiar no desenvolvimento tecnológico para mudar e revolucionar a realidade em que vivemos."
Segundo o diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Márcio Girão, a entidade estuda maneiras de ajudar jovens empreendedores a enfrentar o "vale da morte", período inicial de dificuldades ao qual boa parte dos negócios não resiste. "A gente financia desde grandes projetos, de R$ 300 milhões, a pequenas empresas, que já faturam um certo valor. Mas agora queremos atacar também aquele segmento que está começando", informou.
Já o presidente do Confap, Sergio Gargioni, destacou a importância dos investimentos em tecnologia para a retomada do crescimento econômico. "A gente fala muito da economia, que ela não reage. Mas temos aí um potencial enorme, que é o conhecimento. O mundo todo está nessa direção. Se você olhar onde estão os investimentos, estão na tecnologia."
(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)

Fonte: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.