terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Ministério cria grupo de trabalho para estimular economia digital no Brasil

Ministério cria grupo de trabalho para estimular economia digital no Brasil


Com o objetivo de construir a Estratégia Digital Brasileira e assim posicionar o País na chamada economia digital, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou um grupo de trabalho interministerial. As atividades compreendem a informatização da produção, da comercialização e do consumo de bens e serviços por meio do ambiente digital. A criação do GT foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União (DOU) .
O grupo de trabalho terá até 120 dias para estabelecer as diretrizes do plano. No encerramento deste ciclo, a proposta será submetida a consulta pública e em seguida levada à Presidência da República. O primeiro encontro do GT deverá ocorrer na primeira metade de março.
"Queremos construir uma estratégia comum na esfera digital. Buscamos oferecer um espaço para discutir essas diretrizes. Além dos órgãos governamentais, também buscaremos incluir públicos estratégicos, como a comunidade científica, a sociedade civil e o setor produtivo", ressaltou a diretora do Departamento de Políticas e Programas Setoriais em Tecnologia da Informação e Comunicações, Miriam Wimmer.
A dirigente do MCTIC explica ainda que o país tem necessidade de estimular a economia  digital. Ela lembra que o Brasil caiu 33 posições no ranking global de competitividade elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, ocupando a 81ª de um total de 138 nações.
"O que percebemos com esses indicadores internacionais é que há correlação forte entre os indicadores de digitalização e o desenvolvimento econômico. Podemos ver isso com exemplos como a Coreia do Sul e mesmo a Colômbia, que já têm um documento para nortear as ações voltadas para a economia digital. Hoje, a economia real e digital são uma só. Temos que nos preparar para podermos criar condições de desenvolvimento econômico para o Brasil", afirmou Wimmer.

Composição
O grupo de trabalho será formado por dez  profissionais. Do MCTIC participam o secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão, que será é o coordenador da equipe, e a diretora Miriam Wimmer. Ainda haverá representantes dos ministérios da Justiça e Cidadania; da Defesa; das Relações Exteriores; da Cultura; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)

Fonte: Agência CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.