quinta-feira, 27 de abril de 2017

Alimentos tradicionais de países pobres podem virar produtos biofortificados



Alimentos tradicionais de países pobres podem virar produtos biofortificados
EFE Roma 13 abr 2017

EFE/Raminder Pal Singh
EFE/Raminder Pal Singh

Os alimentos tradicionais de países pobres podem servir de base para a elaboração de produtos biofortificados que melhoram a nutrição da população nesses lugares, assegurou nesta quinta-feira em Roma o especialista irlandês Tom O'Connor.
O pesquisador da Universidade Colégio Cork (Irlanda) apresentou na Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) um projeto para promover a biofortificação a partir de produtos próprios de países em desenvolvimento do norte de África e Oriente Médio.
Mediante a melhoria das qualidades genéticas dos cultivos, a biofortificação permite elevar o nível nutricional de alimentos que, por exemplo, as organizações humanitárias usam para lutar contra a desnutrição em situações de emergência.
Ao invés do habitual composto de soja que o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU reparte entre as comunidades mais vulneráveis, O'Connor apontou que está sendo pesquisada a utilização de alimentos tradicionais das áreas que recebem ajuda.
Em muitos países muçulmanos, enfatizou, existe a opção do "kishk", uma mistura seca e fermentada de leite e "bulgur", mais conhecido como triguilho.
"É o candidato ideal para ser a base de um produto enriquecido com micronutrientes" e tenha as propriedades nutricionais estabelecidas pelo PMA, apontou o irlandês, que reconheceu que ainda é preciso desenvolver tecnologias e métodos para que sua produção seja rentável aos agricultores locais.
O Programa Mundial de Alimentos tem atualmente um programa de compras de pequenos produtores em países como Ruanda, Uganda e Zâmbia para que cultivem milho e batata-doce fortificada com vitamina A.
O'Connor acrescentou que a educação das mães é um fator fundamental para melhorar a nutrição dos meninos, apesar de viverem em terras pobres onde não há variedade de cultivos.
A formação em práticas alimentares, as medidas de saúde e um mínimo de higiene podem contribuir na luta contra a desnutrição e problemas como anemia e diarréia, segundo o irlandês.
Pelo menos assim comprovou realizando um estudo em duas zonas rurais diferentes de Etiópia nas quais havia uma alta prevalência desses transtornos entre as mulheres lactantes e seus filhos pequenos.
A maioria da população vivia da agricultura de subsistência e sua dieta baseava-se em poucos cultivos, que nas terras de baixa altitude compunham-se sobretudo de cevada e teff, e nas altas, de sorgo e milho.
Em ambos casos as comunidades combinavam a colheita desses produtos com outros que não consumiam, mas que serviam para obter dinheiro de venda, como o "khat" e os animais, em uma tentativa de diversificar sua economia e de melhor alimentação.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.