DARPA testa avião elétrico com 24 ventoinhas que pode voar a até 740 km/h
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Quando
o assunto é levar algumas tecnologias já existentes a um novo patamar, a
DARPA parece não brincar em serviço. A última empreitada da agência de
pesquisa militar dos EUA nesse sentido é a construção do XV-24A
LightningStrike, uma aeronave elétrica experimental do tipo VTOL – isto
é, que decola e pousa na vertical. Durante o mês de março, uma versão
miniatura do equipamento passou com sucesso por mais uma bateria de
testes ao realizar seu primeiro voo livre.
Enquanto a edição definitiva do veículo deve pesar mais de 5,4 toneladas, ter uma envergadura de 18,5 metros e cruzar os céus em algum ponto de 2018, o modelo de demonstração só precisou de uma única bateria de íon-lítio para colocar suas 24 ventoinhas para funcionar. Pudera, já que esse protótipo fica apenas na faixa dos 147 quilos e necessita de muito menos força para se manter no ar.
Seja como for, essa versão de testes exemplifica bem a versatilidade dos VTOLs, que combinam a velocidade dos aviões convencionais com o controle dos helicópteros. Na prática, isso significa que, ao mesmo tempo em que o XV-24A LightningStrike pode atingir até 740 km/h em seus voos, ele também tem a capacidade de pairar sobre alvos ou localidades específicas – e pousar em espaços bem reduzidos – sem nenhum tipo de dificuldade.
Fonte: Tecmundo
Enquanto a edição definitiva do veículo deve pesar mais de 5,4 toneladas, ter uma envergadura de 18,5 metros e cruzar os céus em algum ponto de 2018, o modelo de demonstração só precisou de uma única bateria de íon-lítio para colocar suas 24 ventoinhas para funcionar. Pudera, já que esse protótipo fica apenas na faixa dos 147 quilos e necessita de muito menos força para se manter no ar.
Seja como for, essa versão de testes exemplifica bem a versatilidade dos VTOLs, que combinam a velocidade dos aviões convencionais com o controle dos helicópteros. Na prática, isso significa que, ao mesmo tempo em que o XV-24A LightningStrike pode atingir até 740 km/h em seus voos, ele também tem a capacidade de pairar sobre alvos ou localidades específicas – e pousar em espaços bem reduzidos – sem nenhum tipo de dificuldade.
Eventualmente, esse tipo de tecnologia pode acabar chegando aos usuários comuns
Como
é possível conferir no vídeo mais acima, os testes iniciais com a
miniatura ainda são bem tímidos, mas a expectativa é que ao longo dos
próximos meses o equipamento possa ser levado aos seus limites e
demonstre melhor seu potencial para aplicações militares. Eventualmente,
esse tipo de tecnologia pode acabar chegando aos usuários comuns, já
que a Uber e
outras empresas de transporte brincam com a possibilidade de levar
clientes rapidamente de um pouto ao outro da cidade – evitando o
trânsito rotineiro das metrópoles.Fonte: Tecmundo
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