sexta-feira, 19 de maio de 2017

Confira as atividades e oportunidades de 20 a 26 de maio na Agenda Científica do MCTIC

Confira as atividades e oportunidades de 20 a 26 de maio na Agenda Científica do MCTIC

Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e outras entidades vinculadas ao MCTIC participam de jornada de popularização da ciência no Rio de Janeiro. Na segunda (22), o Inpa promove palestras para alertar a importância da preservação das tartarugas na natureza. Inscrições para doutorado em geofísica do ON vão até o dia 2 de junho.

Por Ascom do MCTIC
Publicação: 19/05/2017 | 15:29
Última modificação: 19/05/2017 | 15:37 

Crédito: Ascom/MCTIC

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) oferece ao público, neste fim de semana, mais de 50 atividades gratuitas, como jogos, oficinas, teatro e exposições. Alguns destaques são o planetário inflável, a observação do céu nos telescópios, a peça teatral Perséfone: a Rainha do Submundo e a oficina sobre energia alternativa. Outra atração que promete chamar a atenção é a máquina de testes de óculos de sol. A programação faz parte da 9ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, evento anual que promove um circuito pelas principais instituições do famoso bairro da Zona Norte.
 
Preservação das tartarugas
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) organiza, na segunda-feira (22), um ciclo de palestras focado na necessidade de conservação das tartarugas na natureza. A atividade organizada pelo Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa) da unidade de pesquisas do MCTIC será parte das comemorações do Dia Mundial da Tartaruga, celebrado na terça-feira (23). Clique aqui para saber mais.
 
LNCC abre as portas
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realiza, nesta quarta-feira (24), de 9h às 16h, o "LNCC de Portas Abertas". No evento, haverá um bate-papo com pesquisadores, visita ao supercomputador Santos Dumont e atividades científicas. Para participar, o agendamento deve ser feito pelo e-mail eventos@lncc.br.
 
Seminário da Rede de Bibliotecas do MCTIC
O Inpe recebe, na quinta-feira (25), o 1º Seminário Temático da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do MCTIC (RBP) de 2017. O tema é "A produção científica em foco". Saiba mais nesta página.
 
Estudos costeiros
Estão abertas até 31 de maio as inscrições para o workshop "A ciência na costa amazônica – 20 anos do Programa de Estudos Costeiros", que o Museu Goeldi realiza, de 20 a 23 de junho, em Belém (PA). O evento terá palestras, mesas-redondas e mini-cursos com a participação de pesquisadores, além de debates sobre os desafios futuros para o uso racional dos recursos e a preservação da cultura e do meio ambiente. Saiba mais.
 
Doutorado em geofísica
Estão abertas até o dia 2 de junho as inscrições para o programa de pós-graduação em geofísica do Observatório Nacional (ON). Estão abertas oportunidades de doutorado em duas linhas temáticas: geofísica da Terra sólida e geofísica aplicada. Podem se candidatar pessoas tituladas em mestrado em geofísica, geologia, física, matemática ou áreas afins (ciências exatas e engenharias). Mais informações aqui.
 
Avaliação de riscos de desastres naturais
Será realizado de 6 a 8 de junho o 1º Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidade, Exposição e Redução de Risco de Desastres, organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP). O evento reúne especialistas brasileiros e do exterior para discutir as metas do Marco de Ação de Sendai 2015-2030 e articular parcerias de pesquisa com especialistas de outros países para estudos multidisciplinares sobre o tema. Saiba mais.
 
Simpósio sobre mata atlântica
O Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) e a Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão realizam, de 8 a 11 de junho, a 6ª edição do Simpósio sobre Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma), um evento científico com o tema "Lacunas de conhecimento em um bioma megadiverso e ameaçado". O objetivo é divulgar as pesquisas relacionadas ao bioma, discutir trabalhos científicos, além de avaliar o impacto dos estudos realizados. Saiba mais.
 
Jovem pesquisadores
Estão abertas até 20 de junho as inscrições para o prêmio Jovens Pesquisadores, realizado anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade. Serão selecionados dois projetos – um de mestrado e outro de doutorado –, em nível mundial, que utilizem recursos inovadores de dados sobre a biodiversidade mobilizados por meio da rede GBIF. Acesse este link para mais informações.
 
Universo no interior da matéria
O LNCC promove a palestra "O majestoso universo no interior da matéria", com o físico e pesquisador José Abdalla Helayël-Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Na palestra, que será realizada às 14h, em 21 de junho, ele vai falar sobre os avanços mais recentes da chamada Física de Interações Fundamentais, que realiza o estudo das forças básicas que regem o comportamento da matéria e da radiação de Universo visível e daquele chamado Universo Escuro. Saiba mais.
 
Curso gratuito no ON
Estão abertas as inscrições para o curso a distância "O Sistema Solar", no site do Observatório Nacional. Gratuito, o curso é voltado para o público não especializado em ciências exatas e não exige conhecimento prévio. Tem duração de quatro meses a partir de 3 de julho. Clique aqui para mais informações.
 
Doutorado na Alemanha
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), lançam edital para a concessão de bolsas de estudo para doutorado na Alemanha. O objetivo é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha em todas as áreas do conhecimento. São oferecidas 30 bolsas pelo CNPq, 30 pela Capes e 20 pelo DAAD para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno, ou de duplo doutorado no exterior. Mais detalhes aqui.
 
Colóquio Brasileiro de Matemática
O Impa recebe inscrições para o 31º Colóquio Brasileiro de Matemática. Considerado a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira, o evento conta com a participação de estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior e faz parte das atividades do Biênio da Matemática. Para mais informações, clique aqui.
 
Cosmologia e gravitação
Estão abertas as inscrições para a 16ª edição Brazilian School of Cosmology and Gravitation (BSCG), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de julho, no CBPF. No total, serão oferecidos 10 cursos e 11 seminários, ministrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento é uma iniciativa do CBPF e do Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC), com apoio da Finep. Saiba mais.
 
Escola Brasileira de Luz Síncrotron
Entre 10 e 21 de julho, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) promove a primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações. A iniciativa busca ampliar a capacitação da comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos postulantes a desenvolverem pesquisas com técnicas de luz síncrotron. Mais informações podem ser acessadas aqui.
 
História da ciência
Estão abertas as inscrições para o 25º Congresso Internacional de História da Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro. O evento será realizado entre 23 e 29 de julho no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais informações nesta página.
 
Apoio a eventos
CNPq e Finep lançaram chamada pública de apoio a eventos científicos, nacionais ou internacionais, como congressos, simpósios, workshops, seminários e ciclos de conferência. Ao todo, serão destinados R$ 17 milhões, com valor máximo de até RS 150 mil por projeto. O cronograma de inscrições varia de acordo com o evento. Para saber mais, clique aqui.
 
Pós-graduação no Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) abriu inscrições para 29 vagas nos programas de pós-graduação, distribuídas no mestrado em Agricultura no Trópico Úmido e nos cursos de doutorado em Ecologia e Ciências de Florestas Tropicais para ingresso no segundo semestre de 2017. A seleção inclui análise curricular (eliminatória), análise do projeto (eliminatória) e entrevista (classificatória). Clique aqui para acessar o edital.
 
Fonte: MCTIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.