quarta-feira, 31 de maio de 2017

Este site calcula a probabilidade de um robô roubar o seu trabalho

Este site calcula a probabilidade de um robô roubar o seu trabalho

Por Carla Matsu
30 de maio de 2017 - 11h26
 
Ferramenta utiliza banco de dados de pesquisas para calcular as chances do seu cargo ser assumido por um concorrente robótico
É questão de tempo para que robôs e a inteligência artificial assumam uma parcela significativa do mercado de trabalho. Se antes, nosso imaginário povoado por robôs superiores a humanos eram limitados à ficção científica, agora nos acostumamos a ler manchetes um tanto alarmantes a respeito do tema, entre elas a que revela que uma seguradora japonesa substituiu 34 de seus funcionários pelo sistema de computação cognitiva da IBM, o Watson.
No relatório "The Future of Jobs: 2025", a empresa de consultoria Forrester Research estima que 25% das posições em todas as indústrias serão transformadas pelo avanço dos robôs e que 22,7 milhões de cargos poderão ser substituídos pela automatização. É o tipo de estimativa que, convenhamos, leva você a refletir se os seus talentos serão assumidos por um concorrente robótico.   
Pensando nesse tipo de questionamento, os designers e desenvolvedores Dimitar Raykov e Mubashar Iqbal lançaram o "Will robots take my job?" (Irão os robôs roubar o meu emprego?). Trata-se de um site que calcula as chances de sua ocupação estar suscetível à automação crescente.
Para saber se os riscos são iminentes ou não, basta digitar a sua profissão em uma barra de busca. No caso da minha ocupação, repórter, a ferramenta diz que há 11% de chances de que um robô fará o meu trabalho em algum momento. Apesar de repórteres e editores de notícias não estarem em perigo imediato - de acordo com as probabilidades calculadas pelo site - escritores técnicos parecem não reservar a mesma sorte. Da mesma forma, motoristas e taxistas.  
Tendo em vista que montadoras e gigantes de tecnologia têm concentrado esforços - e muito dinheiro - para desenvolver carros autônomos, é de se esperar que, em um futuro não muito distante, aqueles que se sentam atrás do volante serão substituídos por sensores, radares, câmeras e inteligência artificial (o tipo de tecnologia que equipa carros autônomos). Segundo o site, motoristas de táxi têm 89% de chances de serem substituídos por um robô.
 TaxiDriverRobot-625
 
O site ainda oferece dados adicionais como o número de pessoas que ocupam tal profissão buscada, assim como a projeção de crescimento para o respectivo campo até o ano de 2024.  
 
Para entregar a ferramenta, os criadores recorreram a dados de pesquisa sobre automação e estatísticas da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos. Dito isso, vale ressaltar que os números refletem as profissões nos Estados Unidos, porém é de se esperar que a mesma tendência seja reproduzida globalmente.
 
Curioso ou preocupado o suficiente para saber se um robô poderá assumir o seu emprego em um futuro próximo? Calcule as chances clicando aqui

Fonte: IDGNow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.