Ministério da Agricultura disponibiliza ferramenta de risco climático

Ministério da Agricultura disponibiliza ferramenta de risco climático


A partir de julho, nova ferramenta atenderá também as culturas de milho, soja, algodão, feijão e arroz



 
Brasil Rural

No AR em 19/05/2017 - 11:55



Plantação de Soja
Plantação de soja (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)


O produtor rural lida sempre com muitas incertezas. A boa notícia é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou recentemente para os agricultores uma ferramenta que permite acessar informações sobre a melhor época de plantio das culturas.

De acordo com o coordenador de Risco Agropecuário do Mapa, Hugo Borges, o painel de indicação de riscos tem o objetivo de fornecer, em um formato amigável e de fácil interpretação, a indicação do risco envolvido na produção em cada decêndio (período de dez dias) do ano, por cultura, tipo de solo (arenoso, textura média e argiloso) e grupo de cultivar, conforme os estudos de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

A partir de julho, serão incorporadas novas culturas de verão (milho, soja, algodão, feijão e arroz) no Painel de Indicação de Riscos, após a publicação das portarias do Zarc no Diário Oficial da União (DOU).


Clique aqui para ouvir toda a entrevista. 

O Brasil Rural vai ao ar às 6h, de segunda a sexta, e às 7h no sábado, pela Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Marcelo Ferreira

Fonte: EBC

Comentários