segunda-feira, 22 de maio de 2017

Os melhores sites de projetos eletrônicos

Os melhores sites de projetos eletrônicos 

Melhores sites de projetos eletrônicos

Descubra os melhores sites para fazer seus projetos eletrônicos
Descubra os melhores sites para fazer seus projetos eletrônicos

Seja você um hobbysta ou apenas alguém que precisa de um produto eletrônico específico, são vários os sites de projetos eletrônicos que podem ser consultados e facilitam a vida na hora de fabricar um produto com as próprias mãos. Vamos conhecer os principais deles!
A manufatura de produtos eletrônicos nunca foi exclusivamente restrita às fábricas de circuito impresso e integração de componentes. Desde os primeiros cursos de eletrônica análogica e digital, alunos e entusiastas sempre implementaram projetos eletrônicos de forma manual e com ferramentas das mais “caseiras” às mais profissionais.
Hoje em dia, com a internet e a popularização de várias plataformas de prototipagem eletrônica e ferramentas de laboratório a preços razoáveis, a confecção de um produto eletrônico está ao alcance de praticamente qualquer pessoa (ainda que algum conhecimento ou estudo prévio seja recomendado).
Caso você seja um hobbysta de primeira viagem ou apenas esteja interessado em descobrir novas fontes de projetos e informações sobre o mundo da eletrônica, fizemos essa lista com 5 sites em português e outros 5 estrangeiros, focados na divulgação de projetos eletrônicos dos mais variados tipos.

5 sites em português de projetos eletrônicos

Uma rápida pesquisa no Google ou em qualquer outro buscador permite encontrar vários sites diferentes sobre projetos eletrônicos. Os mais famosos nem sempre estão em português, no entanto, existem portais muito bons feitos por projetistas e especialistas brasileiros.  Vamos conhecer 5 deles:

1 – Instituto Newton Braga

Newton Braga é famoso no mundo da eletrônica devido às suas várias publicações na área, tanto de artigos como de livros técnicos. O Instituto possui um banco de circuitos e de artigos de referência extremamente rico. De quebra, você pode adquirir algum livro ou fazer algum curso ministrado pelo autor do site.

2 – Electruga

O interessante do Electruga é que além de um banco de projetos eletrônicos, o site conta também como uma relação completa de lojas de eletrônica e links para outros sites de referência tanto brasileiros como estrangeiros. Uma fonte valiosa de informações e boas referências.

3 – Nova Eletronica

Logo na entrada do site o blog nova eletrônica diz já ter alcançado a marca de mais de 800 projetos eletrônicos gratuitos em seu banco de circuitos. O blog não tem recebido atualizações recentemente, mas seu vasto banco de projetos continua ativo no link acima.

4 – Esquemas.org

O esquemas.org é um site mantido por profissionais da área. O banco de projetos não é dos mais vastos, mas o site conta com vídeos para alguns dos projetos e também uma apostila com os principais esquemas já publicados. Vale uma visita com certeza.

5 – Laboratório de Eletrônica

Mantido pelo engenheiro de computação Rodrigo Vertulo, o site conta com vários projetos de hardware e software, além de cursos e materiais de aprendizado.

Placa mãe de computador. Faça seus próprios projetos eletrônicos.

5 sites em inglês de projetos eletrônicos

Os sites em inglês são ótimas referências também e são inclusive indicados por muitos dos sites em português que vimos acima. O primeiro deles talvez seja o mais conhecido de todos.

1 – Instructables

Um dos mais famosos sites de aprendizado de eletrônica e projetos em geral. O Instructables é um dos mais acessados bancos de projetos eletrônicos. Consequentemente, há muito material e discussões na internet sobre os projetos do site. Todos em formato de artigos e ricos em ilustrações.

2 – Electronics Hub

Um site de projetos e ideias sobre produtos eletrônicos. Não conta com um banco de circuitos tão completo como as outras opções, mas conta com cursos, tutoriais e uma sessão exclusiva para kits de desenvolvimento.

3 – Hackaday.io

Com projetos em diversas áreas como robótica, automação residencial e até projetos de pequenos satélites, o Hackaday.io é um banco de projetos que não deve ficar fora de sua lista.

4 – Engineersgarage

Site com a parte gráfica não tão interessante como os demais da lista, mas possui uma base de conhecimento e muitos projetos eletrônicos disponíveis em seu banco.

5 – Electronicsprojects.org

Com mais de 10 categorias diferentes de projetos eletrônicos, o Electronicsprojects.org é um site especializado em disponibilizar projetos de circuitos eletrônicos para o público hobbysta e geral (como o próprio nome já diz). Junto com o instructables é o nosso preferido da lista.
Agora são 10 ótimas referências que você possui em mãos para dar início aos seus projetos. Esperamos que as indicações sejam úteis e que pelo menos um dos milhares de projetos eletrônicos disponibilizados em tantas referências vire realidade pelas suas mãos.
 
Fonte: Showmetech


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.