SkyDrive, o carro voador japonês que está na mira da Toyota

SkyDrive, o carro voador japonês que está na mira da Toyota

EFE Tóquio 
Por María Roldán
 20 mai 2017

EFE/ 
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Quando a equipe da Cartivator concebeu seu carro voador SkyDrive em uma de suas sessões de brain storm há mais de quatro anos, nunca imaginou que um gigante como a Toyota se tornaria um de seus investidores.
Foi o que disse à Agência Efe Ryutaro Mori, chefe de planejamento de negócios do que ele define como "comunidade voluntária, e não uma companhia" de engenheiros, cujo princípio básico é "criar sonhos para as gerações futuras".
A Toyota garantiu à equipe um financiamento de 42,5 milhões de ienes (US$ 380 mil) nos próximos três anos para que atinja seu objetivo: que o SkyDrive acenda a pira olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.
"É certo que nunca teríamos imaginado exatamente isto, mas tínhamos certeza de que sempre poderíamos tornar qualquer coisa possível quando sonhássemos alto e trabalhássemos duro para alcançar nossa meta", afirmou, com entusiasmo.
O envolvimento da Toyota, segundo Mori, "representa um grande incentivo para que os jovens engenheiros sonhem grande e materializem esse sonho".
Com os fundos obtidos, que conforme disse permitirão "investir mais tempo no desenvolvimento e menos em se preocupar com os custos", a equipe pretende construir um protótipo tripulado até o final de 2018.
Os cerca de 20 engenheiros que compõem a Cartivator pertencem a várias companhias do país asiático - cujos nomes ela não divulga - e possuem perfis em setores que vão desde automoção e aviação até tecnologias da informação. Todos trabalham no SkyDrive por fora de suas horas de serviço.
Entre os modelos que buscam mostrar uma estampa futurista e nos quais trabalham grandes empresas como Airbus e independentes como a holandesa PAL-V e a eslovaca AeroMobil - cujo híbrido de carro e avião já pode ser encomendado na Europa -, o plano da Cartivator é o de fabricar o menor e mais leve veículo voador elétrico do mundo (...).

Fonte: EFE

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