Apesar do que sempre dizem por aí, parece que reinventar a roda não é uma perda de tempo: pelo menos é o que pensa a Continental com seu “New Wheel Concept”, ou “Novo Conceito de Roda” do lado de cá da rua. A companhia apresentou o seu projeto como uma expectativa de como esse importante item pode melhorar a eficiência dos veículos elétricos no futuro.
Na verdade, não é uma reinvenção, mas uma abordagem diferente: as rodas são mais estreitas e maiores, de forma a reduzir a resistência de rolagem e a fricção, além de diminuir também o desgaste dos pneus ao fazer com que a superfície de contato menor, sem comprometer a capacidade de curva do veículo.


Na verdade, a ideia já é aplicada em alguns carros, como é o caso da BMW i3, que usa rodas bem estreitas. Segundo Paul Linhoff, chefe da área de engenharia avançada da Continental, disse em entrevista ao site Roadshow, as rodas mais altas geram mais torque quando giram, já que o raio maior gera um impulso maior.
Mas o que o elétrico bávaro não tem, e que é algo necessário para essas rodas maiores, são os freios que acompanham a New Wheel Concept. Sendo assim, a Continental também desenvolveu um sistema de freios, que consiste basicamente de uma pinça montada invertida e que, em vez de um rotor, usa um aro de alumínio que fica nas bordas da roda – o que, de quebra, ajuda na dissipação do calor também e evitar a fadiga precoce dos freios.
 
Foto: Antuan Goodwin/Roadshow

Com isso, tanto a eficiência de rodagem quanto a de frenagem são otimizadas sem a adição de peso – na verdade, o conceito pesa menos que uma roda convencional e que tem menos fricção e resistência de rolagem.
A Continental vai levar o New Wheel Concept, assim como outras ideias, para o Salão de Frankfurt deste ano. A companhia anunciou recentemente que vai disponibilizar postos de recarga wireless para veículos elétricos no mercado brasileiro.