Eletricidade submarina pode ter originado vida na Terra, aponta estudo

Eletricidade submarina pode ter originado vida na Terra, aponta estudo

EFE Tóquio
21 jun 2017

EFE
EFE

A origem da vida na Terra poderia estar em "centrais elétricas naturais" situadas a mil metros de profundidade no fundo marinho, segundo a descoberta de um grupo de cientistas japoneses confirmada nesta quarta-feira à Agência Efe.
Uma equipe da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha e Terrestre (JAMSTEC pelas siglas em inglês) e o instituto japonês de pesquisa Riken descobriram correntes elétricas de várias centenas de mini volts gerados de forma natural perto de fontes hidrotermais, a 150 quilômetros da ilha de Okinawa, ao sul do arquipélago nipônico.
"Perto das fontes hidrotermais submarinas é o lugar onde é mais plausível que a vida tenha surgido (...). Esta eletricidade é a origem de várias reações orgânicas que sintetizam moléculas biológicas, como aminoácidos, açúcares e lipídios", explicou hoje à Efe Masahiro Yamamoto, pesquisador da JAMSTEC.
O estudo demonstrou que, quando a água quente procedente das fontes hidrotermais submarinas - fendas no fundo marítimo - esfria, ocorre um movimento de elétrons, o que se traduz na formação de eletricidade.
A teoria que afirma que a vida na Terra tem sua origem no mar profundo, perto de fontes hidrotermais, já existia, mas esta pesquisa aponta que a eletricidade gerada em torno delas teve um papel fundamental.
O fluido hidrotermal (água quente) procedente destas fontes submarinas contém numerosos gases, como o ácido sulfídrico, e íons metálicos, como ferro e cobre.
Seguindo o mesmo mecanismo utilizado em pilhas de combustível - usadas por exemplo em carros elétricos -, a água quente, rica em hidrogênio, pode transferir elétrons facilmente, e a água marinha, rica em oxigênio, pode recebê-los, gerando uma corrente elétrica.
Este desconto, que "contribui para uma nova perspectiva ao processo de formação de depósitos minerais e ecossistemas", abriria novas portas em outros âmbitos.
Por exemplo, explica Yamamoto, levando em conta a possibilidade de que a vida na Terra foi gerada graças às correntes elétricas do fundo marítimo, "poderiam mudar dramaticamente os métodos de exploração de vida extraterrestre".

Fonte: EFE

Comentários