sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Braço robótico impresso em 3D traduz textos para linguagem de sinais

Braço robótico impresso em 3D traduz textos para linguagem de sinais





Indivíduos com deficiência auditiva ou de fala podem ter problemas para se comunicar com pessoas que não são fluentes em Libras ou qualquer outra linguagem de sinais. Com o Aslan, porém, isso pode mudar.
Aslan é o projeto de três estudantes do mestrado em engenharia da Universidade da Antuérpia, na Bélgica. Trata-se de um braço robótico, feito com peças impressas em 3D e operando sobre uma placa Arduino, que traduz texto para linguagem de sinais.
Uma simples interface interpreta o discurso inserido por texto, usando um teclado simples, em sinais feitos pelos dedos robóticos da máquina. No futuro, a expectativa dos engenheiros é incluir no Aslan um software de reconhecimento de voz. Assim, ele poderá também reconhecer e traduzir linguagem falada.
O braço é constituído por 25 componentes feitos por impressora 3D, 16 servomotores, três controles motores e uma placa Arduino Due. O objetivo dos engenheiros é tornar o projeto acessível, e, por isso, eles disponibilizaram todas as instruções para a montagem da peça no site 3D Hubs.
Assim, mais de 140 países poderão produzir suas próprias versões do Aslan numa iniciativa colaborativa e de código aberto.

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.