Na economia norte-americana, os gastos que as empresas fazem no campo de pesquisa e desenvolvimento (ou research and development; R&D) servem como um indicador de produtividade e podem ser usados para ver se o mercado anda bem. Dentre as companhias listadas no S&P 500 – um índice composto por quinhentos ativos presentes nas bolsas de Nova York ou na NASDAQ –, as empresas da área de tecnologia se destacam, formando o top 5 na lista de quem mais coloca dinheiro em P&D nos EUA.
Nos cinco primeiros lugares da lista feita pela FactSet, vemos Amazon, Alphabet (a dona da Google), Intel, Microsoft e Apple. Em décimo e décimo primeiro temos Oracle e Cisco e, até a vigésima posição ainda encontramos Facebook, IBM e Qualcomm. Confira a lista completa com as empresas de tecnologia em vermelho.

Com um investimento de cerca de US$ 16,1 bilhões, pouco mais de R$ 50 bilhões, a Amazon ultrapassou empresas que lideravam o ranking anteriormente, especificamente fabricantes de veículos e farmacêuticas. As outras companhias de tecnologia, para não ficar para trás, também apostaram em P&D para continuar inovando e sendo competitivas no mercado.