terça-feira, 5 de setembro de 2017

Havaí estuda adoção de renda universal contra efeitos do avanço tecnológico

Havaí estuda adoção de renda universal contra efeitos do avanço tecnológico


Bilionários como Elon Musk já defenderam abertamente a adoção de políticas de renda básica universal para minimizar os efeitos da automação do trabalho, e agora o Havaí se prepara para testar uma política que garante uma quantia mínima de dinheiro para toda a população local.
Com o avanço da robótica e a implementação de cada vez mais robôs para a realização de tarefas feitas por humanos - como no caso dos carros autônomos da Uber -, há um grande temor de que o desemprego no futuro leve muita gente para a miséria. A adoção de uma renda básica universal teria como objetivo garantir que todo mundo tenha uma quantia mínima de dinheiro para sobreviver independentemente de estar ou não empregado.
O Havaí é um dos primeiros lugares do mundo a estudar uma política do tipo. Uma lei recentemente aprovada quer garantir que "todo mundo se beneficie da revolução tecnológica", como explicou o deputado Chris Lee, autor do projeto, à CBS. Como o arquipélago é extremamente dependente do turismo e a tendência é que cada vez mais robôs "roubem" empregos de faxineiros, garçons e cozinheiros, a renda universal garantiria que os trabalhadores locais não caíssem na miséria causada pelo desemprego.
No entanto, o projeto ainda tem um enorme desafio pela frente: até agora, ninguém conseguiu apontar uma possível fonte de financiamento para a política. Sem saber de onde vem o dinheiro, fica difícil colocar em prática a renda básica universal.

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.