O tempo entre um médico solicitar um exame e você retornar ao consultório com os resultados em mão pode variar bastante. E se a tecnologia pudesse encurtar essa distância? É isso que propõe a Zebra Medical Vision, companhia responsável pelo Zebra AI1, um sistema dotado de inteligência artificial capaz de avaliar resultados de exames e prover diagnósticos automaticamente.
O software utiliza aprendizagem de máquina para avaliar resultados de exames como raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética a fim de detectar a presença de doenças como nos pulmões, nos ossos ou no coração. Em breve, ele será capaz de identificar outras condições, como hipertensão e câncer de mama — e tudo isso cobrando apenas US$ 1 por avaliação.
Com base em uma coleção de algoritmos, o Zebra AI1 consegue avaliar, por exemplo, o resultado de um exame do coração e identificar a quantidade exata de cálcio coronário presente. Dentro de instantes, então, é possível diagnosticar o paciente. Com isso, espera-se economizar tempo e facilitar o início do tratamento ou mesmo a realização de novos testes.
Em entrevista ao Engadget, o cofundador e presidente da Zebra-Med Elad Benjamin afirmou que o equipamento já é capaz de identificar 11 tipos de doenças diferentes, e a lista será ampliada para pelo menos 17 problemas identificáveis até o final de 2017. Ao longo do próximo ano, esse número deve subir para 35.

Inteligente e integrado

Como o Zebra AI1 é integrado a sistemas de informação radiológica (RIS) e de arquivamento e distribuição de imagens (PACS), o método garante ainda a distribuição rápida da informação para os profissionais de radiologia. Isso facilita a avaliação combinada de vários exames, criando bancos de dados com informações de diversos quadros de saúde.
Mais visual, o sistema dotado de inteligência artificial é capaz ainda de reduzir o volume de trabalho de radiologistas de várias partes do mundo. Como ele avalia os resultados e oferece um produto final já pronto ao profissional, ele fica livre para cuidar apenas dos passos seguintes do pós-diagnóstico.