terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Mexicanos usam queratina como alternativa para despoluir a água



Mexicanos usam queratina como alternativa para despoluir a água

EFE México
8 fev 2018

EFE/Gustavo Amador
EFE/Gustavo Amador

A queratina - uma substância proteica usualmente utilizada para a saúde - é uma alternativa inovadora para a remoção de metais contaminantes na água, informou nesta quinta-feira o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt).
Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Querétaro (ITQ) que trabalham na caracterização das propriedades da queratina e em sua interação com polímeros sintéticos descobriram que esta proteína pode servir para o tratamento de águas residuais.
"Também estudamos sua utilidade para o tratamento de águas residuais; nesse sentido, a queratina tem grupos funcionais derivados dos aminoácidos, são os lugares onde se fixam diferentes poluentes como metais pesados, entre eles o cromo hexa valente, chumbo, níquel e alguns hidrocarbonetos", precisou a pesquisadora Ana Laura Martínez.
O grupo de trabalho do ITQ tem enfoque em materiais como o carbono amorfo e o óxido de grafite - entre outros materiais - para o desenvolvimento de compostos que possam ser utilizados em processos de remoção de corantes, metais pesados e compostos orgânicos na água.
A queratina com a qual trabalham os profissionais é extraída de materiais de resíduo de origem animal, como penas de frango e pêlo de coelho.
O projeto trabalha na incorporação destes materiais em matrizes de polímeros porosos para gerar tempos de residência maior e com isso produzir melhorias nos processos de remoção dos metais.
Os cientistas acharam que um grafite de baixa orientação - cujo custo é muito mais baixo do que o dos materiais nanométricos - pode remover certo tipo de corantes na água com uma eficiência de 94%.
Os materiais nanométricos custam cerca de 25 mil pesos o quilograma (cerca de US$ 1,3 mil no câmbio), enquanto o grafite custa 300 pesos (US$ 16 após a conversão).
As aplicações destes materiais são muito variadas, sendo úteis para a embalagem de alimentos e como isolantes acústicos para a indústria aeronáutica e a automotriz.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.