quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Novo robô de Harvard rasteja com pele artificial de cobra

Novo robô de Harvard rasteja com pele artificial de cobra


Robô usa ar para inflar seu corpo e se locomover

São Paulo – Um novo robô desenvolvido na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, consegue rastejar usando um revestimento que simula a pele de uma cobra.
Em um estudo publicado no periódico científico Science Robotics, os pesquisadores afirmam que é possível que um robô consegue se locomover em superfícies como asfalto e concreto. A pele artificial tem desenhos de formas geométricas feitas a laser em papel, usando uma técnica artística japonesa chamada kirigami.
Com o movimento do ar inflando e esvaziando o corpo de silicone do robô, ele se move para frente. Por enquanto, ele ainda não consegue andar para trás.

Apesar da inspiração na natureza, não foi simples a criação do robô. Ahmad Rafsanjani, pesquisador de pós-doutorado em Harvard, disse ao site The Verge que foram criadas centenas de “peles” e 50 protótipos de robôs que realizavam a entrada e saída de ar, mas não saiam do lugar.
Qual é a utilidade desse robô?
Reduzindo seu tamanho, a ideia é usá-lo para levar medicamentos dentro de artérias, bem como em situações de resgate de vítimas de desastres que estejam em locais estreitos ou de difícil acesso a humanos.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.