quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O que são criptomoedas e como elas funcionam?

O que são criptomoedas e como elas funcionam?

Sean Bradley, TechAdvisor / Reino Unido
22 de fevereiro de 2018 - 13h40
 
Muita gente já ouviu falar sobre elas, mas talvez não saiba exatamente o que esse novo conceito significa. Especial traz as informações mais relevantes.
As criptomoedas estão chegando. Você vai ouvir falar mais e mais sobre elas nos próximos meses e anos, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que elas são. Apesar de poder parecer complicado à primeira vista, o conceito por trás delas é bastante simples. 
A primeira coisa para entender é que as criptomoedas são a parte visível de uma máquina muito maior que é a tecnologia Blockchain. Assim como o nosso dinheiro usa o sistema bancário para se mover, as criptomoedas usam o Blockchain para operar.
O que é Blockchain?
Para entender como as criptomoedas funcionam, você precisará saber como a tecnologia do Blockchain funciona, e você pode saber tudo sobre isso no nosso especial. De forma resumida, o Blockchain permite que duas pessoas troquem um ativo digital diretamente entre elas sem medo de fraude ou roubo. A tecnologia fornece um registro imutável de uma transação, que não pode ser alterado ou escondido, e que não exige a validação de um terceiro ou de um intermediário. 
Diferentes finalidades
A próxima coisa a saber sobre as criptomoedas é que nem todas elas são feitas para serem substitutas do papel moeda (dólares, reais, euros, etc). Criptomoedas como a VeChain (VEN), por exemplo, são feitas para serem armazenadas e não gastas. Armazenar a Ven vai gerar uma segunda moeda chamada Thor, que então será usada por empresas para comprar serviços na rede de Blockchain da VeChain. 
Existem criptomoedas sendo desenvolvidas para quase todos os setores da indústria, desde supply chain (OriginTrail) até serviços financeiros (Request Network). Elas estão sendo criadas para resolver uma ampla variedade de problemas relevantes, e com o poder do Blockchain, ajudam a promover um movimento eficiente e transparente de informações de um modo seguro e protegido.
Ter uma tecnologia que permite transações limpas e sem a necessidade de uma parte confiar na outra é algo que pode trazer implicações muito mais extensas do que parece. É um sistema que não pode ser burlado ou enganado e que oferece prestação de contas e clareza para a transferência de dinheiro e ativos.
Qual a criptomoeda mais popular do mercado?
Há algumas maneiras diferentes de medir a popularidade de uma criptomoeda.
A primeira, e talvez a mais importante, é o reconhecimento da marca. Todo mundo já ouviu falar sobre o Bitcoin, e por ser "a criptomoeda original" é difícil que seja superada neste quesito em um futuro próximo.
O Bitcoin também tem o maior valor de mercado entre todas as criptomoedas, estimado em 195 bilhões de dólares, respondendo assim por 38% do valor de mercado de todas as criptomedas de forma geral.
No entanto, a tecnologia do Bitcoin é (relativamente) antiga quando comparada com projetos mais novos.
A Ethereum é a segunda criptomoeda em valor de mercado, e oferece sua rede Blockchain como uma plataforma para a criação de outros projetos. Isso significa que projetos que projetos que querem aproveitar as vantagens do Blockchain podem fazer isso com o Ethereum sem que precisam desenvolver a sua própria tecnologia.
O panorama das criptomoedas está mudando a todo momento e deve ter importantes mudanças em 2018. O mercado se move de forma tão rápida que pode ganhar e perder bilhões de dólares em poucos dias.

Fonte: IDGNow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.