terça-feira, 20 de março de 2018

Fórum da Água buscará mobilizar políticos em torno da conservação


Fórum da Água buscará mobilizar políticos em torno da conservação

EFE Brasília
18 mar 2018

Menina experienta realidade virtual na inauguração da Vila Cidadã. EFE/Andre Coelho
Menina experimenta realidade virtual na inauguração da Vila Cidadã. EFE/Andre Coelho

O Fórum Mundial da Água, que começará na próxima segunda-feira em Brasília, buscará "mobilizar a classe política" em torno da "necessidade vital" de preservar esse recurso, disse neste sábado à Agência Efe o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.
"Trata-se de aproximar os dirigentes políticos, os técnicos, os acadêmicos e a sociedade em geral sobre a questão da água, que é crucial para a vida", explicou Braga, engenheiro brasileiro que preside o organismo que, desde 1997, organiza o fórum mundial.
Este evento, que este ano chega à sua oitava edição trienal, será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira e se espera a presença de delegações de 150 países, que durante cinco dias debaterão sobre a mudança climática, a degradação que causa nos ecossistemas do mundo e, fundamentalmente, a preservação.
Braga participou hoje da inauguração da Vila Cidadã, um espaço que, através de um enfoque lúdico, pretende divulgar as "boas práticas" e o "uso racional" da água.
"A participação dos cidadãos é importante não só para sua própria educação, mas também para pressionar à classe política e aos dirigentes do mundo sobre a necessidade vital de investir na preservação da água e do meio ambiente", destacou.
O primeiro dia da Vila Cidadã esteve dedicado quase que inteiramente às crianças e cerca de 2.000 alunos de escolas públicas de Brasília visitaram o espaço, focado sobretudo na divulgação de uma "consciência ecologicamente correta e responsável".
Por meio de técnicas de realidade virtual, as crianças experimentaram a sensação de submergir-se em um submarino ou de nadar no fundo de um oceano, percorreram geleiras e parte dos polos, puderam "voar" em um parapente e conhecer a relação entre a água e os ventos, ou saber como esse recurso se origina e chega até suas casas.
"Temos que criar uma nova consciência sobre o cuidado de um bem cuja importância se confunde com a importância da própria vida ", disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, durante a cerimônia.
Por sua vez, o secretário de Turismo da capital, Jaime Recena, disse à Efe que durante os cinco dias do evento são esperadas em Brasília cerca de 40.000 pessoas, entre delegações oficiais, empresários e acadêmicos que participarão do fórum.
"Brasília adquire protagonismo em torno de um dos temas mais importantes para a humanidade", declarou Recena, que acrescentou que a cidade preparou centenas de eventos paralelos, entre eles várias exibições de esportes aquáticos no lago Paranoá.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.