quarta-feira, 28 de março de 2018

Indústria de papel e celulose aponta benefícios do manejo do eucalipto

Indústria de papel e celulose aponta benefícios do manejo do eucalipto

Presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) ressalta os avanços na conservação dos recursos hídricos nessa forma de cultivo

Brasil Rural
No AR em 28/03/2018 - 12:28

No início do mês, o Brasil Rural fez uma entrevista sobre uma tese de doutorado que associa a monocultura do eucalipto à desertificação no semiárido mineiro. De acordo com pesquisas recentes, o eucalipto consome 300 litros de água por metro quadrado a mais do que a vegetação nativa na região. Para contestar esses dados e falar sobre o manejo correto do eucalipto, conversarmos com a presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth Carvalhaes.
Segundo ela, as florestas plantadas de eucalipto promovem efetivos ganhos sociais e ambientais, como: a fixação do homem no campo, a despoluição e a redução dos efeitos das mudanças climáticas por meio da conservação do solo. O setor responde hoje por quase 8 milhões de hectares de plantio florestal.
Floresta de Eucalipto

Sobre as florestas de eucalipto, ela diz: "É uma atividade que já existe há 80 anos e que a partir dos anos 80 começou um estudo sobre a água. Para isso, nós trabalhos muito com o Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (Promab), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e a gente monitora hoje mais de 60 microbacias nesta área de plantio. As florestas plantadas do Brasil são as que mais recebem investimento em inovação e tecnologia. Então, nenhum eucalipto chega lá embaixo no lençol freático. Hoje em dia temos o manejo florestal mais sustentável do mundo! Nós temos trabalhado, inclusive, para que o produtor rural seja remunerado por toda melhora que ele está fazendo."
Acompanhe a entrevista completa aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.