quarta-feira, 21 de março de 2018

Walmart quer usar abelhas-drone para polinizar plantações

Walmart quer usar abelhas-drone para polinizar plantações

Da Redação
20/03/2018 - 18h52
 
Companhia entrou com pedido de patente para tecnologia que habilitaria uma nova espécie: abelhas robóticas autônomas
Você pode não pensar muito na vida das abelhas e até achá-las inoportunas caso queiram forçar certa intimidade, afinal, uma picada de abelha não é dada às sutilezas. Mas fato é que esses insetos voadores são responsáveis diretamente pela polinização de um terço da comida que consumimos. E a péssima notícia é que eles andam em extinção. 
Segundo cientistas, colônias de abelhas estão colapsando em todo o mundo e o seu declínio se deve às mudanças climáticas, pesticidas e doenças. Dado esse cenário desolador, pesquisadores têm concentrado esforços para desenvolver tecnologias que possam, eventualmente, substitui-las, como a "criação" de uma nova espécie: as abelhas-robô. Caso você tenha lembrado de um dos episódios do "Black Mirror", você não fez uma associação distante.
Agora, a última novidade de um emergente setor apicultor tecnológico é que a Walmart entrou com um pedido de patente para registrar abelhas robóticas autônomas. Descritos no pedido de patente como drones polinizadores, a ideia é que esses robôs carreguem pólen de uma planta para outra. 
No documento, a companhia diz que os drones usariam de sensores como câmeras para se guiarem. Da mesma forma, teria sensores que conseguiriam identificar se uma planta foi ou não polinizada para evitar o trabalho duplicado e aumentar, assim, a produtividade em larga escala. Segundo o site CB Insights, esta é uma das seis patentes do Walmart que descreve drones para uso em fazendas. 
“Os polinizadores são muitos importantes para a manutenção tanto de plantações silvestres como as da agricultura. Nos últimos anos, a quantidade de polinizadores (como formigas, abelhas, besouros, borboletas e vespas) tem entrado em declínio, o que leva à redução e fertilidade e biodiversidade do cultivo e redução a produtividade”, ressaltou a empresa no pedido de patente.
Em 2013, engenheiros da Universidade de Harvard apresentaram o RoboBee, o menor robô feito até então, também com propósitos de polinização. Já em 2017, cientistas japoneses criaram outra versão para uma abelha artificial e conseguiram polinizar um lírio. Entretanto, as duas criações não tinham ainda habilidades autônomas. 

Fonte: IDGNow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.