sexta-feira, 27 de abril de 2018

Cientistas criam interface que permite 'programar' gotas de água

Cientistas criam interface que permite 'programar' gotas de água


Lucas Carvalho 
27/04/2018 15h55





(Foto: Divulgação / MIT)



Uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveu uma interface que permite programar os movimentos de pequenas gotas de água sobre uma superfície.

O projeto ganhou o nome de "interface calma". As gotas de água ficam sobre uma superfície revestida com material de baixa fricção, que por baixo é conectada a fios de cobre que emitem pulsos de eletricidade ao comando dos cientistas.



Esse sistema é ligado a um computador, por onde os pesquisadores controlam os pulsos de eletricidade e, consequentemente, os movimentos e os formatos das gotas de água que ficam sobre a superfície hidrofóbica.

Assim, é possível programar movimentos específicos para cada gota, que se movem de acordo com uma coreografia coordenada no computador. O controle sobre as gotas é tão preciso que dá até para juntar uma gota na outra e depois separá-las novamente.

Ao Engadget, o líder do projeto, Udayan Umapathi, explicou como esse tipo de interface pode ser usado de forma prática. A principal aplicação seria artística, como uma instalação em que as gotas se movem ao ritmo de uma música, por exemplo.

Outra possível aplicação seria a de games. Umapathi demonstrou uma performance das gotas programáveis que funciona como um "Pac-Man". Chacoalhando um tabuleiro, o usuário controla o movimento de uma gota, cujo objetivo é "comer" outras gotas que se movem de forma autônoma.

Por fim, uma aplicação mais conceitual é demonstrada por Umapathi na forma de uma mensagem de texto que, enviada de um celular, surge para o destinatário num espelho embaçado de um banheiro, graças à programação aplicada sobre as gotículas de água que ficam sobre o vidro.

A ideia por trás de tudo isso, segundo Umapathi, é substituir a relação das pessoas com telas eletrônicas por uma relação com materiais encontrados na natureza. Não há previsão de quando essa tecnologia será empregada em produtos disponíveis no mercado.





Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.