terça-feira, 24 de abril de 2018

Estas são as 20 linguagens de programação mais usadas

Estas são as 20 linguagens de programação mais usadas

Relatório do Stack Overflow indica as linguagens mais populares, com base em respostas de mais de 100 mil programadores

São Paulo – Está interessado em aprender a programar ou em expandir seus conhecimentos de TI? Anualmente, o Stack Overflow, site de perguntas e respostas usado por programadores em todo o mundo, lança um relatório indicando quais são as linguagens de programação mais usadas.
Na edição de 2018, mais de 100 mil programadores participaram do levantamento, que colocou o JavaScript como código mais utilizado. Diferentemente do Java (usado em apps para Android), o JavaScript permite a criação de elementos interativos em sites, o que o torna popular. Recentemente, o Google lançou um aplicativo grátis que visa ensinar a linguagem com pequenos jogos.
Apesar de o HTML ser uma linguagem de marcação, ela aparece em segundo lugar, seguida do CSS, ambas muito usadas em sites. Já o SQL é normalmente usado para lidar com um grande volume de dados, assim como o Python.
O Java aparece em quinto lugar no ranking, enquanto seu “rival”, Swift–usado em apps para iPhone–ficou em último lugar.
Muito usada em bancos, a linguagem Cobol não figurou no ranking, apesar da promessa de altos salários.
Quase 60% dos programadores que participaram da pesquisa se identificaram como desenvolvedores back-end, enquanto cerca de 20% se descreveram como desenvolvedores mobile. Fora isso, 30,1% dos participantes do levantamento disseram que trabalham com programação profissionalmente de zero a dois anos, 27,4%, de três a cinco anos, e 14,6% de seis a oito anos. No Brasil, os programadores participantes tinham, em média, 25 anos, enquanto o tempo de experiência média no setor era de oito anos.
O relatório traz uma série de dados sobre plataformas, bibliotecas e outras curiosidades sobre programadores. Você pode conferi-lo na íntegra, em inglês, aqui.
Veja a lista de linguagens de programação mais populares a seguir.
1.JavaScript
2.HTML
3.CSS
4.SQL
5.Java
6.Bash/Shell
7.Python
8.C#
9.PHP
10.C++
11.C
12.Typescript
13.Ruby
14.Swift
15.Assembly
16.Go
17.Objective-C
18.VB.NET
19.R
20.Matlab


Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.