O governo russo vem tentando ampliar a entrega de correspondências em áreas remotas com a ajuda de drones. Uma das experiências, no entanto, não foi bem-sucedida: a máquina chegou a decolar, fez uma manobra aérea, mas depois simplesmente se espatifou à toda velocidade contra a parede de um prédio de três andares, quase caindo sobre um transeunte.
Tudo isso aconteceu em questão de segundos, sob os olhares atentos da população da cidade siberiana Ulan-Ude, nesta segunda-feira (2). O veículo aéreo não tripulado foi encumbido de levar um pequeno pacote a uma vila vizinha, justamente na cerimônia de demonstração do novo serviço — que poderia realizar distribuição de material para regiões de difícil acesso, a exemplo de Buriácia, a 4,4 mil quilômetros de Moscou.
drone rússia
Não era para ser engraçado, porém normalmente vários testes são realizados antes do voo inaugural — justamente para evitar esses acidentes —, e o choque dos cidadãos que compareceram ao “evento de gala” não deixa de tornar o fato curioso. Veja:

A agência Russian Post ficou tão envergonhada que disse participar apenas como convidada. Já a empresa que fabricou o gadget e organizou o lançamento, a Rudron/Expeditor 3M, não quis comentar o assunto. O único que ofereceu alguma luz sobre o ocorrido foi uma das autoridades presentes, Alexei Tsydenov, que atribuiu a falha às mais de cem conexões de WiFi nos arredores, que poderiam ter ocasionado interferência no funcionamento do drone.
Importante mesmo é que, mesmo não sendo brasileiro, ele não vai desistir, ainda que tenha que investir muito mais do que os US$ 20 mil pagos pelo dispositivo. “Nós não vamos parar com isso, vamos continuar tentando. Aqueles que não se arriscam não obtêm um resultado.”