Boletim Eletrônico Portal de Periódicos da Capes
Boletim Eletrônico nº41
15.05.18
Conhecimento para todos: acesse os títulos Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças"
Imagine
como seria ficar por dentro dos principais temas ligados à ciência por
meio de um conteúdo com linguagem acessível. Pense também em como seria
interessante ter à mão informações com os mesmos critérios acadêmicos,
mas adaptadas para os pequenos leitores. Agora vem a boa notícia: existe
um parceiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) que desenvolve o trabalho direcionado para o público
geral, incluindo crianças, adolescentes, jovens e professores do ensino
infantil ao superior: o Instituto Ciência Hoje (ICH).
Por
meio do Portal de Periódicos, a comunidade acadêmica brasileira e o
público em geral têm acesso a duas publicações editadas pelo ICH –
entidade que atua há mais de 35 anos na área de divulgação científica:
os títulos Ciência Hoje (CH) e Ciência Hoje das Crianças (CHC). A
disponibilização do conteúdo tem a intenção de favorecer o acesso a
informações qualificadas sobre os diferentes campos da ciência e abrir
espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros.
O
ICH é referência nacional em publicações pautadas na popularização da
ciência e da tecnologia, captando todas as áreas do conhecimento. Os
títulos – detalhados abaixo – são de acesso aberto e podem ser
visualizados por qualquer pessoa conectada à internet. Para localizar as
publicações, entre na opção buscar periódico do Portal e digite o nome ou o ISSN da revista científica.
Ciência Hoje (ISSN 0101-8515)
A
revista CH tem seus objetivos alinhados com a CAPES na intenção de
investir na formação de recursos humanos de alto nível no país e no
exterior, em especial à linha de ação de acesso e divulgação da produção
científica. Os autores dos artigos são pesquisadores pós-graduados (ou
em nível final de pós-graduação), com ampla experiência na área sobre a
qual escrevem. O título tem o compromisso de levar a um público amplo as
pesquisas científicas e tecnológicas realizadas, sem perder de vista os
grandes avanços científicos mundiais e seu impacto na sociedade
brasileira.
Com
textos claros e acessíveis, a publicação amplia o conhecimento de
estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros interessados, mostrando
como a ciência pode ser fascinante e, ao mesmo tempo, compreensível.
Além de fomentar a atividade de divulgação científica, CH aproxima a
universidade da população e promove um debate mais amplo em torno da
ciência e de seu impacto social, estimulando o senso crítico e o
exercício da cidadania.
Ciência Hoje das Crianças (ISSN 0103-2054)
A
publicação também está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a
formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Os
textos que abriga são ferramentas para a reflexão sobre as diferentes
áreas da ciência e suas contribuições para o país.
Por
não exigir conhecimento prévio de temas de ciência, o título pode se
tornar um instrumento democrático a ser utilizado pelos professores para
aprofundar a compreensão de estudantes da educação básica acerca dos
assuntos abordados: a linguagem clara permite a compreensão por parte de
toda a comunidade discente e docente, independentemente da formação
inicial.
Embora
perpasse os temas curriculares básicos do ensino fundamental, o
conteúdo da CHC transcende esse nível acadêmico, pois aborda temas
dentro do cenário da pesquisa científica nacional. Os editores têm a
preocupação de não apenas apresentar o conteúdo, mas colocá-lo em
contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a
realidade do país.
Notícias do Portal de Periódicos |
|||
09.05.18
|
Teoria final de Stephen Hawking sobre a origem do universo está disponível no Portal de Periódicos |
||
|
|||
08.05.18
|
Estudo analisa enorme quantidade de vírus gigantes encontrados no Brasil |
||
|
|||
03.05.18
|
Coleção reúne documentos sobre política internacional de 1920 a 2010 |
Fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.