quinta-feira, 17 de maio de 2018

MCTIC inaugura espaço móvel para coleta e recondicionamento de lixo eletrônico

MCTIC inaugura espaço móvel para coleta e recondicionamento de lixo eletrônico


por ASCOM MCTIC - publicado 17/05/2018 11h49. Última modificação 17/05/2018 11h55. 

MCTIC inaugura espaço móvel para coleta e recondicionamento de lixo eletrônico
O CRC Móvel ficará na Esplanada dos Ministérios até sexta-feira (25). Foto: Ascom/MCTIC


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lança nesta segunda-feira (21) uma iniciativa para facilitar o recolhimento de lixo eletrônico. Numa parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Programando o Futuro, um ônibus foi adaptado para receber e dar a destinação adequada aos equipamentos eletrônicos sem uso doados pela população.
O CRC Móvel ficará na Esplanada dos Ministérios até sexta-feira (25), mas percorrerá outros pontos da capital federal durante três semanas. A meta é recolher 10 toneladas de resíduos e até 100 computadores com pelo menos 1 gigabyte (GB) de memória e 160 GB de espaço no disco rígido.
A inauguração do CRC Móvel terá a participação do secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, às 14h no Bloco E da Esplanada.
Os equipamentos doados serão avaliados por profissionais, que também vão explicar à população os passos para o recondicionamento de computadores e o tratamento dos resíduos. Serão aceitos pelo CRC Móvel celulares, impressoras, CPUs, monitores, notebooks, fontes de alimentação, entre outros. Após o recondicionamento pela equipe do CRC Programando o Futuro, instalado em Valparaíso (GO), esses equipamentos serão doados para pontos de inclusão digital, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas. O material que não puder ser reaproveitado é separado e tratado como lixo eletrônico.
“No ônibus, vamos ter professores explicando todo o funcionamento do processo de recondicionamento e de tratamento dos resíduos. O que tem condição de uso é doado para telecentros. Os que não, separamos e tratamos como lixo eletrônico. Desse material, são extraídos 17 tipos diferentes de resíduos, que são reaproveitados. O resto é descartado de forma ambientalmente responsável”, explicou o coordenador de projetos do CRC Programando o Futuro, Vilmar Simion Nascimento.
CRC
A ação também é parte das comemorações pelos 10 anos do projeto Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). A iniciativa promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores, além do impacto ambiental ligado ao descarte de resíduos eletroeletrônicos.
“Essa ação se insere dentro de toda uma política do governo federal de tratamento de resíduos sólidos. Em nosso caso em particular, combinamos, ao mesmo tempo, um processo de tratamento responsável dos resíduos da indústria eletroeletrônica com processos de formação de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, que é o intuito dos CRCs”, explicou o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes.
Atualmente, há dez CRCs em funcionamento: Brasília (DF), Valparaíso (GO), Recife (PE), Petrolina (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Emaús (PA), Maracanaú (CE) e São Paulo (SP).


Fonte: MCTIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.