Pesquisadores da UnB desenvolvem camisinha com látex hipoalergênico

Pesquisadores da UnB desenvolvem camisinha com látex hipoalergênico

22/06/2018 - 15h59 Brasília 

Sayonara Moreno


Feita de látex, encontrado no líquido das seringueiras, a camisinha é um dos mais populares métodos contraceptivos e de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. O problema é que qualquer pessoa pode desenvolver alergia às proteínas contidas no material, mesmo que seja látex natural.



Pra resolver a questão, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram a camisinha com látex hipoalergênico. E o melhor: continua sendo o natural. Para isso, deixaram as proteínas inativas em vez de retirarem, já que a retirada poderia prejudicar a resistência da borracha. É o que explica um dos realizadores desse feito, Floriano Pastore, do Instituto de Química da UnB.



Apesar da descoberta e do sucesso nos laboratórios, o látex hipoalergênico precisa passar por novos testes, como diz o pesquisador, que prevê o uso do material em outros produtos.



O tanino, que deixa as proteínas inativas, é encontrado em sementes, cascas e caules de frutos verdes. Devido ao uso, os materiais feitos com ele podem ter coloração bege.

Fonte: EBC

Comentários