quinta-feira, 19 de julho de 2018

China lança centro de pesquisa para clonagem de primatas

China lança centro de pesquisa para clonagem de primatas

EFE Pequim 
19 jul 2018
 
Laboratório de fertilização em foto de maio de 2018. EFE/Ernesto Arias
Laboratório de fertilização em foto de maio de 2018. EFE/Ernesto Arias

A China lançou um centro de pesquisa para a clonagem de primatas na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e no tratamento de doenças cerebrais, informou nesta quinta-feira a imprensa local.
O centro, que faz parte de um projeto conjunto entre o Instituto de Neurociência da Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês) e o governo local, também se dedicará à investigação de modelos de doenças não humanas, de tecnologias de inteligência neurológica e do desenvolvimento de remédios.
O diretor do instituto, Poo Mu-ming, explicou ao jornal oficial "Global Times" que a pesquisa sobre clonagem de primatas permitirá diagnosticar e tratar doenças cerebrais, como os tumores, assim como desenvolver novos remédios.
Uma equipe de cientistas chineses clonou pela primeira vez dois primatas geneticamente idênticos com o mesmo método utilizado para criar a ovelha Dolly em 1996, segundo publicou a revista especializada "Cell" em janeiro.
Os primatas, dois macacos de cauda longa, foram criados através de uma transferência nuclear de células somáticas, ou seja, a partir de células do tecido de um macaco adulto, em um procedimento realizado no Instituto de Neurociência da Academia Chinesa de Ciências em Xangai.
A clonagem provocou críticas entre organizações de defesa dos animais, como a Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA, na sigla em inglês), que a qualificou como um "espetáculo de terror" e exigiu o fim deste tipo de experimentos em animais.
Sobre essa polêmica, Poo insistiu que os padrões aplicados na China são "ainda mais rígidos que os de Europa e Estados Unidos" e que os dois macacos clonados vivem agora como "macacos normais".

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.