Defesa dos EUA revela poder de seus novos monstros de quatro rodas
Por
A Defense Advanced Research Projects Agency, ou DARPA,
é conhecida por trazer ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos o
que há de novo em inovação e tecnologia de ponta para projetos
militares. Uma da frentes mais atuantes é a de veículos e agora a
unidade revela seus novos monstros metálicos.
O
programa é chamado de “Ground X-Vehicle Technologies”. “É um programa
de demonstração com o objetivo de melhorar a capacidade de sobrevivência
sem armar o veículo, com aperfeiçoamento do cockpit do auxílio à
direção do condutor, para ajudar na fuga de um ambiente ameaçador”,
exemplifica a líder do projeto, Amber Walker.Tripulação Aumentada
Com
base no sistema batizado de “Perspectivas Virtuais Aumentando a
Experiência Natural” (V-Pane), a proposta da Raytheon BBN Technologies
mescla a experiência convencional com os dados de vídeos e LIDAR de
vários veículos, para criar um modelo 3D da máquina e tudo ao seu redor.
Nos testes já foi possível simular múltiplas perspectivas virtuais para
manobrar e detectar alvos.
Criada
pelo Centro Nacional de Engenharia Robótica da Universidade de Carnegie
Mellon, conta com auxílio em tempo real e a visualização de caminhos e
dicas de direção no painel frontal do veículo. A demonstração conseguiu
prever a rota mais rápida e segura e até mesmo ativou a direção autônoma
em meio a obstáculos.
Reconhecimento aprimorado com janelas virtuais de 360 graus
O
transporte preparado para qualquer terreno, da Honeywell International,
vem com sensores que podem reproduzir o exterior em vários paineis,
atualizados em tempo real e com alta resolução. Isso ajudar a detectar
melhor profundidade da superfície e reduz a náusea sentida pelo
condutor.
Motor elétrico na roda
Colocar motores elétricos
movidos à energia cinética é a proposta da QinetiQ, que oferece até
três diferentes velocidades. Essa vantagem pode melhorar a aceleração e a
direção, além da potência de tração de torque e velocidade em terrenos
variados, sejam eles lisos ou acidentados.
Roda reconfigurável
Mais
um sistema do Centro Nacional de Engenharia Robótica da Universidade de
Carnegie Mellon, com ele as rodas podem mudar instantaneamente do
formato triangular, que permite escalar terrenos mais íngremes, ao
estado inicial, redondo. Isso deixa o veículo apto a transitar por
inúmeros tipos de superfícies.
Múltiplos modos de suspensão:
O
projeto da Pratt & Miller permite o trajeto em alta velocidade em
terrenos acidentados com o mínimo de desconforto para o condutor, graças
às rodas de 50 centímetros de diâmetro e um avançado sistema de
suspensão. Cada parte pode se ajustar de forma independente, o que torna
o carro em um ótimo módulo para fuga, por exemplo.
Fonte(s): Quartz/Dave Gershgorn
Fonte: Tecmundo
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