terça-feira, 24 de julho de 2018

História Hoje: Primeiro computador brasileiro foi criado na USP há 46 anos

História Hoje: Primeiro computador brasileiro foi criado na USP há 46 anos



Apresentação Carmen Lúcia



Em 24 de julho de 1972,  o primeiro computador projetado e construído no Brasil é colocado em funcionamento na Escola Politécnica da USP. Pequeno e com apenas oito bits logo foi apelidado pelos projetistas de o Patinho Feio.



Para que se possa fazer uma comparação, hoje em dia, qualquer computador pessoal têm uma capacidade média que varia de sessenta e quatro a cento e vinte e oito bits.



O grupo da Escola Politécnica da USP responsável pelo projeto Patinho Feio investiu três anos em estudos e pesquisas. E o resultado do projeto levou a um desfecho desejado pelos profissionais da área; a assinatura de um contrato de milhões de dólares entre a Escola Politécnica e a Marinha.



O governo queria um computador feito em solo nacional que pudesse substituir os que equipavam fragatas compradas da Inglaterra.



Antonio Helio Guerra Vieira, um dos participantes do projeto, revelou que o computador tinha menos capacidade de memória do que uma simples máquina de calcular da atualidade.  Ganhou o apelido Patinho Feio em alusão ao Navio Veleiro Cisne Branco – uma embarcação, da Marinha do Brasil, que exerce funções diplomáticas e de relações-públicas.



O contrato milionário chegou a envolver cerca de sessenta engenheiros de diversas áreas. E resultou no Patinho Feio – o primeiro computador, documentado e com estrutura de computação clássica, desenvolvido no Brasil.



Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.