Da Redação IDGNow
18 de julho de 2018 - 11h22
Da Lei de Moore ao primeiro processador em um
único chip, fabricante contribuiu com a evolução da computação e dos
computadores pessoais
Imagem Crédito: Intel Corporation
Era 18 de julho de 1968 quando Robert Noyce e Gordon Moore fundaram a Intel,
companhia cujos chips alimentam hoje um sem número de computadores,
drones, data centers e smartphones. Meio século depois e, para além das
máquinas, as tecnologias da fabricante resultaram em novos padrões de
economia e energia e na redução do tamanho dos processadores a ponto de
caberem na ponta de um lápis.
Aproveitando a data, a companhia relembra alguns dos principais
marcos de sua trajetória, que também integram a evolução da própria
computação. Reunimos eles abaixo:A Lei de Moore
Em 1965, quando o circuito integrado tinha seis anos de vida, Gordon Moore definiu o princípio que orientaria o desenvolvimento dos microchips a partir de então. Ele previu que a quantidade e as possíveis aplicações dos componentes que poderiam caber em um microchip dobrariam aproximadamente a cada ano durante a década seguinte, uma regra que ficou conhecida como Lei de Moore.
“Os circuitos integrados possibilitarão maravilhas, como computadores para usar em casa, controles automáticos para carros e dispositivos portáteis para comunicação pessoal”, afirmou.
Em abril de 1969, a Intel apresentou seu primeiro produto: a memória estática de acesso aleatório 3101. No início, a empresa se dedicou totalmente à pesquisa e ao desenvolvimento a fim de aproveitar ao máximo seu começo enquanto empresa e a oportunidade de criar novas tecnologias em vez de simplesmente replicar ideias antigas.
Primeiro processador com um único chip: o 8080
Antes mesmo que o projeto do 8008 fosse concluído, Faggin já estava convencido de que a Intel poderia fazer algo melhor. Tanto o 4004 quanto o 8008 funcionavam como componentes de quatro chips operando em conjunto, e suas aplicações práticas eram limitadas. Faggin queria criar um verdadeiro microprocessador de um único chip que oferecesse velocidade e facilidade de uso.
O processador finalizado foi revolucionário. Com um chip de 8 bits capaz de executar 290.000 operações por segundo, aproximadamente 10 vezes mais do que o 8008 realizava, o 8080 abriu caminho para milhares de dispositivos e tornou realidade a propagação dos microprocessadores.
Memória EPROM
Frohman apresentou seu protótipo de EPROM em fevereiro de 1971 na Conferência de Circuitos de Estado Sólido da Filadélfia (EUA). Gordon Moore comentou sobre a demonstração: "Dov exibiu um filme mostrando o padrão de bits nas células da memória EPROM. À medida que as células eram expostas à luz ultravioleta, os bits acenderam um a um até formar o logotipo da Intel... Os bits foram se apagando e, quando o último desapareceu, toda a plateia aplaudiu. O trabalho de Dov foi eleito o melhor da conferência".
Tudo-em-um: a família MCS-48
O 8086 e a Operação Crush
Decidida a ser a primeira empresa a oferecer um processador de 16 bits ao mercado, a Intel levou o 8086 da fase do projeto à disponibilidade comercial em aproximadamente 18 meses.
O 8086 utilizou uma arquitetura pioneira com novos níveis de desempenho e flexibilidade. Igualmente importante foi o fato de a Intel ter encarado o processador como parte de um sistema maior: o 8086 foi lançado com um conjunto inédito de produtos de suporte e ferramentas de desenvolvimento para ajudar as pessoas a usá-lo e foi projetado para ser o primeiro de uma série de chips compatíveis com versões anteriores.
"Desde que Morris Tanenbaum inaugurou a Era do Silício com a fabricação do primeiro transistor no Bell Labs em 1954, o computador pessoal tem passado por uma evolução transformadora. Desde o emblemático Intel 4004 até o revolucionário Ultrabook e os equipamentos 2 em 1, a Intel foi o centro de inovação nesse segmento ao longo de seus 50 anos de história, vem colaborando continuamente com o ecossistema tecnológico e seguirá redefinindo a experiência com os computadores pessoais", declarou a companhia.
Fonte: IDGNow!
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.