segunda-feira, 23 de julho de 2018

Praias perto de Fukushima reabrem sete anos após tragédia nuclear

Praias perto de Fukushima reabrem sete anos após tragédia nuclear
media 
Habitantes jogam flores em memória das vítimas do tsunami na praia de Soma, prefeitura de Fukushima, le 11 mars 2018.JIJI PRESS / AFP

Pela primeira vez desde o acidente nuclear de Fukushima, há sete anos, uma praia próxima da central acolheu banhistas neste final de semana, com a esperança de que isso ajude a melhorar a imagem da região. Duas outras praias destruídas pelo terremoto e tsunami gigantes de 11 de março de 2011 também foram liberadas para o público, num momento em que o Japão sofre uma grave onda de calor com temperaturas recordes.

Pela primeira vez, as praias, que ficam entre 30 km e 40 km da central de Fukushima, receberam banhistas e surfistas. Os controles de qualidade d’água não detectam contaminação radiativa há alguns anos, afirma um responsável da praia da cidade de Soma. A reabertura atrasou por causa da construção de equipamentos para banhistas. Mas, mais de sete anos depois do acidente da central de Fukushima, a operadora Tepco não consegue impedir os vazamentos de água radiativa em direção do Pacífico.
Essas praias reabrem no momento em que o Japão passa por uma onda de calor qualificada de “grande perigo para a saúde” pela agência nacional de meteorologia. Cerca de 30 pessoas já morreram e o governo promete um balanço oficial de vítimas fatais até o final da semana. A temperatura em Tóquio ultrapassa 40°C à sombra, com um índice de umidade de 80%, uma combinação inédita desde o início das estatísticas meteorológicas, há 130 anos.
Jogos Olímpicos
Contra o parecer de especialistas, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 estimam poder limitar os riscos para a saúde dos atletas. A Olimpíada na capital japonesa acontece de 24 de julho a 9 de agosto de 2020.
Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,1 provocou um tsunami que deixou mais de 18.500 mortos e um grave acidente na central nuclear de Fukushima Daiichi, o segundo mais grave do mundo depois de Chernobil. Uma parte da região continua inabitável.

Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.