terça-feira, 28 de agosto de 2018

Estudo liga exposição crônica à poluição a redução nos níveis de inteligência

Estudo liga exposição crônica à poluição a redução nos níveis de inteligência






28/08/2018
BBC


Direito de imagem Reuters
Agente de segurança usa máscara em Pequim  
Foram usados dados de 20 mil pessoas que vivem na China e que, em 2010 e 2014, fizeram testes de matemática e de linguagem
A exposição crônica à poluição do ar está associada a danos à inteligência, revela um novo estudo conduzido por pesquisadores da China e dos Estados Unidos.
A pesquisa identificou que a relação entre poluição e performance cognitiva aumenta com a idade e afeta especialmente homens com menor nível de educação.
Foram usados dados de 20 mil pessoas que vivem na China e que, em 2010 e 2014, fizeram testes de matemática e de linguagem como parte da CFPS (sigla em inglês para Painel de Estudos da Família da China), uma pesquisa nacional conduzida anualmente e financiada pelo governo chinês com famílias e indivíduos.
"A pesquisa (CFPS) também fornece informações exatas sobre as localizações geográficas e as datas das entrevistas, o que nos permite comparar as pontuações dos testes com os dados da qualidade do ar local com mais precisão", explicam os autores do estudo, divulgado pela publicação acadêmica americana PNAS.
O estudo comparou os resultados dos testes de performance cognitiva com medições de dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e de partículas menores que 10 micrômetros de diâmetro dos locais onde os participantes viviam quando fizeram as provas.



Não está claro o quanto cada um desses três poluentes seria culpado pela perda na performance. Monóxido de carbono, ozônio e partículas maiores não foram incluídos na análise.
Direito de imagem EPA
Pai, mãe e filhos em moto em meio a nuvem de poeira 
Quatorze cidades da Índia estão entre as 20 mais poluídas do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)
Cautela
Apesar de o estudo ligar poluição às notas mais baixas, a pesquisa não prova a relação de causa e efeito.
Os pesquisadores avaliam, contudo, que os resultados não estão restritos à China. Eles acreditam que as conclusões podem ser aplicadas globalmente, uma vez que 80% da população urbana mundial respira níveis considerados inseguros de poluição do ar.
Descrita como uma ameaça invisível que é capaz de matar, a poluição causa cerca de 7 milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Fornecemos evidência de que o efeito da poluição do ar nos testes verbais fica mais evidente à medida que as pessoas envelhecem, especialmente os homens e os com menos educação", diz o estudo.
Acredita-se que muitos poluentes afetem diretamente a química do cérebro de diversas maneiras – partículas podem, por exemplo, transportar toxinas através de pequenas passagens e entrar diretamente no órgão.
Direito de imagem AFP
Painel do Greenpeace em Jacarta 
91% da população mundial mora em lugares onde a qualidade do ar não corresponde às exigências mínimas da OMS
Alguns poluentes também podem ter um impacto psicológico, aumentando o risco de depressão.
A poluição também aumenta o risco de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer e outras formas de demência, indica o estudo.
Estar exposto a altos níveis de poluição do ar pode estar ligado "à redução do nível de educação por um ano... o que é demais", segundo declarou um dos autores do estudo, Xi Chen, integrante da escola de saúde pública de Yale, ao jornal britânico The Guardian.
Pesquisas anteriores já haviam identificado que a poluição do ar tem um impacto negativo nas habilidades cognitivas de estudantes.

Trabalho ao ar livre
Os pesquisadores de Yale e Pequim analisaram os resultados das provas de homens e mulheres com mais de dez anos de idade, que responderam 24 questões de matemática e 34 de linguagem.
Os pesquisadores acreditam que uma das explicações para homens com menos educação serem os mais afetados pela exposição crônica de poluição é o fato de que, na China, eles são maioria nos trabalhos manuais realizados ao ar livre.
"Nossas descobertas sobre o efeito prejudicial da poluição na cognição", conclui o estudo, "particularmente no envelhecimento cerebral, implicam que o efeito indireto sobre o bem-estar social pode ser muito maior do que se pensava anteriormente".
Direito de imagem AFP
Mulher usa máscara na China 
Apesar de terem conduzido o estudo na China, pesquisadores acreditam que os resultados podem ser aplicados globalmente
Segundo o pesquisador Xi Chen, os efeitos para os idosos, que no estudo são os com idade acima de 55 anos, podem ser muito difíceis de compensar, dada a exposição cumulativa no longo prazo.
"Isso é muito preocupante, pois todos nós sabemos que as pessoas muitas vezes precisam tomar decisões financeiras importantes na velhice, como quando devemos nos aposentar, qual plano de seguro de saúde é melhor", completa.
O estudo sugere que, embora os resultados da pesquisa sejam específicos para a China, ela pode lançar luz sobre outros países em desenvolvimento com poluição do ar severa.
Os autores dizem que 98% das cidades com mais de 100 mil pessoas em países de baixa e média renda que não atendem às diretrizes de qualidade do ar da OMS.

Poluição do ar ao redor do mundo

- 7 milhões de pessoas morrem todos os anos por exposição à poluição do ar
- Poluição do ar provocou 4,2 milhões de mortes no mundo em 2016
- 91% da população mundial mora em lugares onde a qualidade do ar não atende às exigências mínimas estipuladas pela OMS
- 14 cidades da Índia estão entre as 20 mais poluídas do mundo
- 9 entre cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.