quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Uso sustentável dos recursos naturais do bioma Caatinga é tema de simpósio

Uso sustentável dos recursos naturais do bioma Caatinga é tema de simpósio

Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic) traz aos participantes atualizações e conhecimentos sobre o uso e manejo dos recursos naturais

Brasil Rural
No AR em 01/08/2018 - 09:37

O Brasil Rural entrevistou nesta quarta-feira (01) a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Lúcia Kiill. Uma das organizadoras do II Simpósio do Bioma da Caatinga (Sibic), que acontece de 30 de julho até 03 de agosto na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ela fala sobre a importância deste evento na preservação do bioma.
O tema central do Sibic é o uso sustentável dos recursos naturais na Caatinga. Também serão debatidos gestão de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas e a biodiversidade da flora, fauna e microorganismos da região. 
“Temos previsto na programação quatro workshops com temas mais específicos, sendo um deles como você comentou, o workshop de sementes e mudas da caatinga, pois um dos grandes gargalos que a gente tem hoje para recuperação de áreas degradadas é a produção das mudas de espécies nativas", esclarece a especialista.
A pesquisadora acrescenta que uma das dificuldades dos produtores é onde obter mudas de espécies nativas para recuperar suas áreas. Com isso, o workshop ajuda a reforçar e mostrar alternativas de reprodução dessas mudas.
Lúcia Kiill explica também a preocupação com as precipitações bem abaixo da média das nascentes e dos reservatórios hídricos do semiárido brasileiro e destaca que o desmatamento e a degradação de áreas agrava os problemas do bioma.

Ouça a entrevista clicando aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.