A planta que 'sangra' metal e pode ajudar a limpar solos contaminados
Metais pesados
como o níquel e o zinco são geralmente a última coisa que as plantas
querem encontrar, especialmente em altas concentrações, no local em que
crescem.
O grupo das "hiperacumuladoras", contudo, conseguiu,
através da evolução, passar a absorver elementos normalmente tóxicos em
seus caules, folhas e até sementes.Pesquisadores vêm estudando uma em particular, a Pycnandra acuminata - que cresce na ilha de Nova Caledônia, no sul do Pacífico -, para entender como ela funciona e possivelmente usá-la para limpar solos contaminados ou permitir que terras pobres em nutrientes voltem a ser férteis.
Seu látex tem uma cor azul-esverdeada exótica e uma concentração de até 25% de níquel. Os cientistas acreditam que o metal pode ser útil para a planta, que o usaria para se defender de insetos.
A afinidade incomum do arbusto com o níquel foi identificada pela primeira vez na década de 1970, e desde então a pesquisa sobre as plantas hiperacumuladoras só se expandiu.
Olhando para dentro
Como explicar o que está acontecendo dentro dessas plantas?Para responder a essa pergunta, a Pycnandra acuminata e outras hiperacumuladoras foram analisadas em Hamburgo em um aparelho de luz síncrotron DESY, que usa um tipo especial de radiação.
Spires usou uma técnica que permite que a amostra seja fotografada e girada muito rapidamente, antes de ser destruída pelo feixe de raios-X.
"No síncrotron, a fonte de luz é muito brilhante, e nosso detector, muito rápido. Isso significa que você pode escanear a amostra antes que ela desapareça. Você vê que foi literalmente feito um buraco nela."
Fazendo isso sucessivas vezes, os pesquisadores podem então montar uma imagem completa da amostra da planta, com seus diferentes componentes visíveis.
Usos futuros
Os
cientistas ainda estão investigando por que essas plantas em particular
evoluíram dessa maneira e passaram a conseguir se desenvolver em
condições tão adversas. Provavelmente, dizem, o processo não se deve à
interferência humana no meio ambiente."A evolução da hiperacumulação aconteceu em diversas etapas e em famílias muito diferentes, no decorrer de milhões de anos, provavelmente. Estas plantas são encontradas em solos naturalmente enriquecidos com metais", diz van der Ent.
Outra possível aplicação é a chamada fito-mineração - neste caso, a plantas hiperacumuladoras seriam usadas em solos pobres em nutrientes, mas ricos em metais, para extrair esses elementos e permitir, por exemplo, que o solo fique mais fértil para a agricultura.
Fonte: BBC
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.