segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Brasil sedia reunião do CYTED

Brasil sedia reunião do CYTED

Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Seg, 24 Set 2018
 
Representantes dos comitês e coordenadores de áreas dos países signatários do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) estão reunidos na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, para o encontro anual de avaliação e julgamento dos projetos apoiados. O encontro foi aberto nesta segunda-feira, 24, pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges; o Secretário-geral do CYTED, o uruguaio Alberto Majó; e o Coordenador de Cooperação Multilateral do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Carlos Eduardo Higa Matsumoto.
Mario Neto-Pres.doCNPq, Alberto Maió-Sec. Geral do CYTED, Carlos Eduardo-Representante do MCTIC
Abertura da reunião do CYTED com a presença do Secretário-Geral do Programa, Alberto Majó, do presidente do CNPq, Mario Neto Borges e de Carlos Matsumoto, do MCTIC
As atividades do CYTED acontecerão até a quarta-feira, 26. Nos dois primeiros dias, coordenadores de projetos e assessores dos comitês farão avaliação das iniciativas em andamento e julgamento de novos projetos a serem apoiados. No terceiro dia, o encontro será com delegados nacionais dos países signatários.
A importância do encontro foi ressaltada por Majó como uma oportunidade de intercâmbio e novas parcerias. Além disso, o secretário-geral reforçou o papel estratégico do Brasil não só para o CYTED, como para toda a comunidade latino-americana. Majó afirmou, ainda, que o programa tem se desenvolvido com equilíbrio, a partir da participação de todos os países signatários no co-financiamento. O presidente do CNPq lembrou que a agência está na raiz do CYTED, desde sua criação, e que a perspectiva atual é de resgatar o protagonismo do país, apesar do momento de queda orçamentária. Segundo Mario Neto a internacionalização é um dos principais pilares do CNPq e deve ser reforçada.

Programação
Nesta segunda, os coordenadores das 74 redes e projetos atualmente em vigor no CYTED apresentarão o seu progresso e resultados aos Comitês das sete áreas do programa: agroalimentação, ciência e saúde, desenvolvimento industrial, desenvolvimento sustentável, energia, saúde e TIC. Além disso, será uma oportunidade de unir forças, compartilhar experiências com outros projetos na área e buscar sinergias com outras áreas.
Na terça-feira, os Comitês da área farão o julgamento das propostas apresentadas na Chamada 2018 do CYTED e definirão as prioridades que serão apresentadas para a próxima Chamada.
No último dia do encontro, quarta-feira, 26, haverá a reunião especial de Delegados Nacionais do CYTED para discutir um projeto de diretrizes políticas sobre ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é elaborar um documento que pretende ser uma contribuição do CYTED para a próxima reunião de Ministros e Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação na América Latina, na XXVI Cúpula Ibero-americana de Chefes e Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada em Antigua (Guatemala), em novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.