quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Degelo dos polos causa instabilidade na rotação da Terra, aponta estudo


Degelo dos polos causa instabilidade na rotação da Terra, aponta estudo

EFE Los Angeles
26 set 2018

EFE/Cézaro
EFE/Cézaro

O descongelamento dos polos está provocando uma sobrecarga lateral que torna a rotação da Terra sobre seu próprio eixo menos estável, afirmou nesta terça-feira a Nasa.
Devido ao aquecimento global, provocado em parte pela ação humana, a camada de gelo da Groelândia perdeu uma massa equivalente 7,5 bilhões de toneladas que foi parar no oceano após o derretimento, afetando a estabilidade de rotação do planeta.
As conclusões foram apresentadas em uma pesquisa do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, que aponta que o deslocamento dessa massa é um dos principais fatores que afetam a estabilidade de rotação da Terra.
"Uma massa que está a 45 graus em relação ao Polo Norte, que é a Groelândia, ou em relação ao Polo Sul, como as geleiras da Patagônia, ao se deslocar, terá um impacto maior em modificar o eixo sobre o qual a Terra se desloca do que a movimentação de uma massa que está logo ao lado do polo", afirmou Eric Ivins, pesquisador do JPL e coautor do estudo.
O deslocamento das massas de gelo é um dos três fatores que os cientistas apontam como causas de instabilidade e de deslocamento do eixo de rotação terrestre. Outro tem relação com o "surgimento" de rochas onde anteriormente havia uma camada de gelo e que já não estão sob pressão desse peso.
Um terceiro motivo apresentado pelos especialistas é a chamada convecção do manto, causada pelos movimentos das rochas fundidas que estão sob altas temperaturas nas profundezas da Terra.
Segundo o estudo, a camada que está entre o núcleo e a superfície do manto terrestre pode sofrer variações com os movimentos de subida ou descida das rochas incandescentes, o que gera também instabilidade no rotação do planeta e modifica o eixo.
Ao analisar as medições realizadas durante o século XX, o JPL calculou que o eixo de rotação da Terra se deslocou aproximadamente 10 centímetros por ano, o que representa cerca de 100 metros ao longo de todo o século.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.